O uso do role playing game - RPG como recurso inclusivo no ensino de química para alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-18Resumen
A busca por recursos que favoreçam uma educação de qualidade e propiciem a inclusão dos alunos com deficiência está se tornando cada vez mais relevante na elaboração de materiais pedagógicos eficientes. Em função disso, esse trabalho tem o intuito de apresentar uma proposta de Jogo Pedagógico, com o uso do Role Playing Game - RPG denominado Salve a pesquisa. O jogo tem o objetivo de contribuir com o ensino de Química, com o desenvolvimento de competências transversais e com a inclusão do educando com deficiência visual. Salve a Pesquisa foi jogado por sete estudantes de Química, seis alunos videntes e uma aluna com deficiência visual. O uso do jogo contribuiu com a inclusão entre os jogadores e entre os participantes e o conteúdo apresentado no RPG. Além do mais, a colaboração requerida na partida propiciou o amadurecimento de habilidades que, normalmente, não são instigadas em atividades didáticas convencionais no curso de Licenciatura em Química.