Contos de fadas: coisa de criança? Como jovens leitores tem se relacionado com essas histórias na infância e na juventude

Autores

  • Paulo Ailton Ferreira da Rosa Junior Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Palavras-chave:

Contos de fadas, Jovens leitores, Literatura e mídias.

Resumo

Este artigo resulta de parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação e tem por objetivo entender como se deu a relação com os contos de fadas entre um grupo particular de jovens leitores, da infância até os dias atuais. Para tal, lançamos mão de uma metodologia baseada na do grupo focal, segundo Gatti (2012), adaptada para o que ao final denominamos como um “grupo de discussão”, em que sete adolescentes de diferentes contextos foram reunidos para trocar impressões sobre essas histórias. Constatamos que para além de narrativas tradicionalmente relegadas à infância, os contos de fadas seguem instigando o interesse também dos adolescentes em novos formatos literários e midiáticos.

Biografia do Autor

Paulo Ailton Ferreira da Rosa Junior, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Licenciado em Letras - Português e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), possui título de especialista em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

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Publicado

2019-10-08

Como Citar

Ferreira da Rosa Junior, P. A. (2019). Contos de fadas: coisa de criança? Como jovens leitores tem se relacionado com essas histórias na infância e na juventude. Anthesis, 7(13), 68–82. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/2478

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