Conhecimento científico versus o senso comum

uma abordagem coerente ou errônea?

Autores

  • Iara Souza da Silva Universidade Federal do Acre - Ufac
  • José Alcimar Barreto da Silva Universidade Federal do Acre - Ufac
  • Mariozan Nunes Ferreira Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

Senso comum, Conhecimento científico

Resumo

O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre o processo hegemônico do conhecimento científico em relação ao senso comum, contribuindo para a discussão existente sobre essa temática, bem como para a realização de novas pesquisas. Além disso, busca-se também promover a reflexão sobre os diferentes saberes epistemológicos que permeiam nossa vida cotidiana, acadêmica e profissional. Baseia-se na literatura estudada na disciplina de Fundamentos Epistemológicos do Mestrado em Letras e Letras da Universidade Federal do Acre – UFAC, com aporte em autores como: Souza (1989; 2008), Freire (1996), Morin (2000), dentre outros. Como metodologia, optamos pela revisão bibliográfica, numa perspectiva crítica, a partir de textos publicados em periódicos disponíveis on-line. Como resultado se obteve que há uma forte interseção na importância do conhecimento científico, caracterizado na perspectiva da ciência como verdade absoluta e inquestionável. No entanto, a literatura nos convida a repensar a produção do conhecimento ao romper com o paradigma dominante e reconhecer que os cientistas fazem parte de uma comunidade que utiliza constantemente o conhecimento derivado do senso comum. Apesar do poder dado à ciência pela própria ciência, ela não deve ser considerada como verdade absoluta e final.

 

Palavras-chaves: Senso comum; Conhecimento científico; Saberes. 

Biografia do Autor

Iara Souza da Silva, Universidade Federal do Acre - Ufac

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Universidade Federal Acre – Ufac, 2021) especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI, 2021) e mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens (Universidade Federal Acre, 2022). E-mail: iara.silva@sou.ufac.br. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2022491729579124. Celular: (68) 984221307.

José Alcimar Barreto da Silva , Universidade Federal do Acre - Ufac

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Universidade Federal Acre – Ufac, 2019) especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI, 2022) e mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens (Universidade Federal Acre – Ufac, 2022). Servidor da secretaria municipal de educação, do município de Cruzeiro do Sul Acre. Lotado na escola de educação infantil Madre Anselma, desde 2 de março de 2020 até o presente momento. E-mail: josealcimarbarreto@gmail.com. Lattes: https://lattes.cnpq.br/0267108984991178

Mariozan Nunes Ferreira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui graduação em Licenciatura em História (Universidade Federal do Acre – Ufac, 2004) especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia (Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER, 2010) e mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens. E-mail: nunesmariozan1@gmail.com. Lattes: https://lattes.cnpq.br/6260427056041351

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Souza da Silva, I., Alcimar Barreto da Silva , J., & Nunes Ferreira, M. . (2024). Conhecimento científico versus o senso comum: uma abordagem coerente ou errônea?. Anthesis, 11(21). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6754

Edição

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