Jogo e sociedade

um estudo sobre a formação do sujeito social

Autores

Palavras-chave:

Jogo, Sociedade, Sujeitos sociais

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é estudar o jogo na obra de Johan Huizinga, Homo Ludens, com o intuito de compreender a influência desta prática corporal na formação dos homens como sujeitos sociais. A proposta é fruto da observação de que as práticas corporais, de forma geral, não são reconhecidas na sociedade contemporânea como área do conhecimento que participa efetivamente da formação dos homens. A hipótese que se constrói é de que a naturalização de práticas corporais, como o jogo que, diante de seu aspecto lúdico, faz com que a sociedade não atribua significado à formação dos sujeitos. A pesquisa possui caráter teórico, visa à reflexão e construção de novos conhecimentos por meio de estudos bibliográficos. Observou-se que os indivíduos são sujeitos que só se realizam em sociedade, porém que precisam exercitar as qualidades que possibilitam o convívio social e que, possivelmente, a falta de reconhecimento do jogo na formação social dos sujeitos advém da falta de estudos sobre essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 10 jun 2024.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Zahar, 1994.

FERREIRA, M. P. A. A crítica da centralidade do lúdico na formação humana: críticas das teses de Johan Huizinga. Salvador: FACED/UFBA, 2019.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

LEITE, S. G. C. A importância da atividade física para formação social do adolescente. 2012. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4256/1/2012_SolangedasGracasCoutinhoLeite.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.

MONTEIRO, S. S.; VILLELA, W. V.; SOARES, P. S. É inerente ao ser humano! A naturalização das hierarquias sociais frente às expressões de preconceito e discriminação na perspectiva juvenil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, p. 421-440, 2014.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In: BEUREN, I. M. (org.) Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 76-97.

RIBEIRO, N. S. D. “O mundo em ruínas”: notas sobre a decadência do Ocidente e a questão da morfologia história em Johan Huizinga e Oswald Spengler (1910- 1940). ANPUB, Rio de Janeiro, 2010.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Breda Teixeira, M. R., & Lóde Nunes, M. A. . (2024). Jogo e sociedade: um estudo sobre a formação do sujeito social. Anthesis, 10(20), 35–48. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6153

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.