ENSINAR A LER E A ESCREVER: O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Abstract
O planejamento de aulas de língua portuguesa cujo foco seja o ensino da leitura e da escrita requer, necessariamente, que se tenha o texto como o princípio e o fim de todo o trabalho docente. E, como sabemos, todo texto se materializa em gêneros textuais, por meio dos quais se dá todo o processo de interação pela linguagem. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é apresentar e discutir um dos caminhos para se trabalhar com gêneros textuais em sala de aula: a sequências didática de gênero.Para tanto, sugerimos uma sequência didática com o gênero textual conto popular, para uma turma de Primeiro Módulo do Ensino Fundamental II (6º ano) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública de Rio Branco-AC. O embasamento teórico para esse trabalho são as obras de Marcuschi (2008), Guimarães e Kersch (2012), Schneuwly, Dolz e colaboradores (2013). Acreditamos que o trabalho com sequências didáticas torna as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos, visto que estes deixam de ser meros receptores de conteúdos e passam a ser coparticipantes da construção de seu próprio saber. Além disso, é possível aliar os conteúdos aprendidos na escola às experiências de vida dos educandos, transformando o que poderia ser mais uma atividade de leitura e escrita em uma atividade de letramento.
Palavras-chave: Sequência Didática; Gênero textual; Ensino; Leitura e Escrita.References
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