CONECTANDO-SE AO MUNDO DA POESIA: UM PROJETO DE LETRAMENTO
Abstract
Neste trabalho, apresentamos o relato e análise de um projeto de letramento desenvolvido em uma turma de 7º ano do ensino fundamental, em aulas de língua portuguesa, no qual foram desenvolvidas atividades de leitura do gênero textual poesia, a partir do uso do celular. Considerando o espaço que as novas tecnologias da informação ocupam em nosso cotidiano e a necessidade de construirmos estratégias de trabalho pedagógico que contribuam para a formação do aluno enquanto leitor e, consequentemente, para o desenvolvimento dos níveis de letramento deste, torna-se necessária uma maior articulação entre essas tecnologias e o ensino que se oferece na escola. O projeto foi desenvolvido a partir de uma sequência didática, ao longo de seis aulas, com a participação de trinta alunos, que puderam, dentre outras atividades, fazer pesquisas e leituras de poesias diversas utilizando o celular. Apenas três dos alunos da turma não possuíam o aparelho com acesso à internet. Contudo, esse problema foi solucionado através do agrupamento da turma em duplas. No que se refere ao embasamento teórico-metodológico, apoiamo-nos em autores como Soares (2003, 2004), Bortoni-Ricardo (2004), Luiz Marcuschi (2011), Koch (2010), Lyra (1986), Rojo (2009), entre outros. Ao longo do processo, observamos que os alunos entusiasmaram-se com as atividades, mostraram-se interessados pela leitura de um gênero (poesia) que, para muitos, era tido como pouco atrativo e enfadonho. Ao final da execução do projeto, os discentes, além de conhecerem melhor a poesia enquanto um gênero textual, apresentaram seus textos preferidos e fizeram indicações de leituras aos colegas. Acreditamos que, por meio desse projeto de letramento, foi possível contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, despertando-lhes o interesse, por apresentarmos-lhes uma maneira diferente de ler na escola, embora comum no dia a dia de todos nós, especialmente no cotidiano dos jovens.
Palavras- chave: Leitura; Letramento; tecnologia; gênero textual poesia.