O ENSINO DE LITERATURA
MUROS ERGUIDOS, PONTES PARTIDAS
Abstract
O presente estudo tem como objetivo principal apontar as condicionantes de ordem ideológica, filosófica, metodológica, dentre outras, que tornaram os estudos de literatura, no âmbito da instituição escolar, uma realidade distante e apartada dos alunos no transcurso da Neodecadência. Desse modo, a crise que tem acometido a literatura, impedindo a formação de leitores proficientes na escola, advém do fato de o ensino da disciplina homônima ter assumido, ao longo de várias gerações, o caráter essencialmente histórico e desprovido de qualquer criticismo, prestando, por conseguinte, um desserviço à construção identitária de sujeitos no processo ensino e aprendizagem.
Downloads
Published
2019-10-08
How to Cite
de Souza Ribeiro, J. C. (2019). O ENSINO DE LITERATURA : MUROS ERGUIDOS, PONTES PARTIDAS. Anthesis, 7(13), 33–57. Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/2817
Issue
Section
Artigos