FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES INDÍGENAS DO ACRE
Abstract
RESUMO
A formação continuada consiste na realização de ações articuladas e interativas que buscam aperfeiçoar as práticas educacionais, possibilitando melhor resultado no ensino aprendizagem. Este estudo discute a importância de se reduzir os preconceitos mediante processos de alteridade, de diálogos coletivos e interculturais consubstanciados através de estudos, reflexões e debates, de modo a considerar a rica experiência que acontece na troca dialogal dos saberes do professor indígena. A formação dos professores indígenas é a principal temática trazida para o diálogo neste trabalho. Nesse sentido, o objetivo é discutir a importância da formação dos professores indígenas do Acre e o impacto desta na valorização e preservação da ancestralidade cultural desses povos. O estudo adotará uma abordagem qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico. Os resultados evidenciam que a formação dos docentes indígenas depende das intervenções programáticas e ideológicas do Estado, mediante a implementação de políticas públicas educacionais assertivas geradoras e garantidoras de direitos. Por conseguinte, deve se dizer que é de responsabilidade do Estado oferecer as capacitações continuadas aos profissionais educadores indígenas, nas quais prevaleçam o respeito e a promoção das culturas desses povos que ao longo da história foram invisibilizados e silenciados, através de pressupostos negacionistas.
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