A BNCC E AS FINALIDADES DO “NOVO” ENSINO MÉDIO NA COMPLEXIDADE DO SÉCULO XXI
Abstract
Neste século observamos um tempo de desconstrução do conhecimento tido como absoluto, em que a forma de pensar moderna e fragmentada perde espaço para o pensar complexo da pós-modernidade (SANTOS, 2008). Essas transformações alcançam diversas áreas da sociedade, principalmente o campo educacional. Nesse panorama, o estudo busca discutir os aspectos normativos e diretivos da BNCC e as finalidades do “novo” Ensino Médio ali previstas. Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, fundamentada em autores como Santos (2008), Bauman (2001) e Morin (1996), entre outros. Após a pesquisa, ficou evidenciado que a fluidez do contexto atual apresenta desafios, com destaque para a BNCC que propõe para o ensino médio, um ensino complexo, dinâmico, fluido e questionador. A BNCC enfatiza o desenvolvimento de competências, voltadas para a formação integral do ser humano, a partir de uma nova estrutura curricular e pressupostos de ensino, em conformidade com as novas demandas sociais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.