CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
DOSSIÊ TEMÁTICO: COTIDIANOS DAS ESCOLAS: INTERFACES ENTRE ÉTICAS, ESTÉTICAS, POÉTICAS E POLÍTICAS
A revista Communitas convida pesquisadores(as), docentes e pós-graduandos(as) a submeterem artigos originais para o dossiê temático "Cotidianos das Escolas: Interfaces entre Éticas, Estéticas, Poéticas e Políticas".
Os cotidianos escolares constituem-se como um microcosmo social, onde se entrelaçam dinâmicas éticas, políticas, poéticas, epistemológicas e estéticas. A presente chamada busca fomentar a produção de conhecimento acerca das imbricações entre tais dimensões, investigando como as práticas pedagógicas, as relações de poder e as manifestações culturais se articulam na produção de subjetividades e na construção de saberes no contexto escolar. Serão aceitos artigos que abordem, as seguintes temáticas:
- Éticas e Estéticas dos Cotidianos Escolares: Análise das manifestações artísticas e culturais no espaço escolar, investigando suas relações com as práticas pedagógicas, os modos de produção de subjetividades e identidades.
- Políticas e Cotidianos Escolares: Estudo das relações de poder, das dinâmicas de gestão e das políticas públicas no contexto escolar, analisando seus impactos na produção de subjetividades, nas práticas pedagógicas e na construção de saberes.
- Epistemologias e Poéticas dos Cotidianos Escolares: Investigação das relações entre os saberes e criações acadêmicas, docentes e discentes, problematizando a produção de conhecimento no cotidiano escolar e suas implicações para as práticas pedagógicas e poéticas da vida.
- Corpos: Gênero, Raça, Territorialidade, Geração, Condição Física e Sexualidade no Cotidiano Escolar: Análise dos marcadores de diferença no espaço escolar, investigando as construções de corporeidade, performatividades, expressões e estilos de vida que incidem nos cotidianos das escolas.
- Tecnologias e Cotidiano Escolar: Análise dos usos das tecnologias na educação, investigando seus impactos nas práticas pedagógicas, nas relações interpessoais e na produção de conhecimento no cotidiano escolar.
- Os Dentrosforas dos Cotidianos Escolares: discussão sobre os modos como as dinâmicas neoliberais (racionalidade política de mercado) e neoconservadoras (racionalidade político-moral) buscam reduzir a cidadania à questão do "autocuidado", reinstitucionalização do individualismo, interesse do mercado e domínio androcêntrico expressas na militarização da escola, no homeschooling, no assédio e perseguição da docência, entre outros, marcos de produção de desigualdades.
Diretrizes para Submissão
Os artigos devem ser inéditos e seguir as normas de publicação da Revista Communitas, disponíveis em [link]. A submissão deverá ser realizada através da plataforma eletrônica da revista.
Cronograma
- Data limite para submissão: 30/10/2024
- Publicação do dossiê: até dezembro de 2024.
Esperamos contar com a sua valiosa contribuição para este dossiê!
Organizadores:
Profa. Dra. Barbara Sicardi Nakayama (UFSCAR)
Prof. Dr. Marcio Caetano (UFPel)
Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves (UFAC)