ENTRE PRÁTICAS EDUCATIVAS E OBJETOS ESCOLARES
a cultura material escolar do Colégio Paes de Carvalho (1930 a 1940)
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-5Palavras-chave:
Cultura material escolar;, ensino secundário;, práticas educativas;, Estado do ParáResumo
Trata-se de um artigo que pretende discutir os objetos e as ações relacionados à materialidade escolar do Colégio Paes de Carvalho entre as décadas de 1930 e 1940. Nessa direção, o objetivo geral é analisar os objetos e suas respectivas práticas educativas que definem a cultura material escolar desta instituição de ensino secundário Paraense no recorte temporal demarcado. O procedimento metodológico se constitui como documental, tendo como fontes os regimentos internos da instituição, mensagens de governadores do Estado do Pará, a revista do Grêmio estudantil do referido Colégio, dentre outros. As análises foram construídas a partir de autores como Peres e Souza (2013), Escolano Benito (2010;2017;2018), Ribeiro e Gaspar da Silva (2012), entre outros que subsidiaram a compreensão da cultura material escolar do referido estabelecimento. Os resultados apontaram que o uniforme e as premiações escolares davam sentido às práticas educativas do ensino secundário: estímulo da disciplina e excelência escolar.
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