Sobre a Revista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos deverão ser enviados a Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
Periodicidade
A revista Navegações é apresentada no formato de publicação contínua com periodicidade de um número anual.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS
A Revista Navegações não cobra nenhuma taxa por textos publicados e, tampouco, pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
POLÍTICA DE DETECÇÃO DE PLÁGIO
Plágio é o ato de assinar ou apresentar como seu conteúdo intelectual da obra de outra pessoa ou grupo. São consideradas plágio as seguintes atitudes: citar textualmente o trabalho de outra pessoa sem a devida citação da fonte; parafrasear o trabalho de outra pessoa, alterando algumas das palavras, ou a ordem das palavras, sem a devida citação da fonte; usar as idéias de outra pessoa, sem referência ao autor; recortar e colar da Internet sem a devida citação da fonte. Os proponentes devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados.
EDITORA
Endereço: Rod. BR 364, Km 04, Bairro Distrito Industrial, Rio Branco-AC, CEP 69.920-900 - Ufac - Campus Sede (no anexo da Biblioteca Central) Fones: (68) 3901-2568 / 3901-2402 E-mail: edufac.ufac@gmail.com
Fontes de Apoio
"Grupo de estudos e pesquisas em políticas, práticas e currículos" - Coordenação Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves
"Grupo de pesquisa política educacional, gestão e financiamento da educação" - Coordenação Prof. Dr. mark Clarck Assem de Carvalho
"Grupo de estudos e pesquisas em política educacional, gestão escolar e trabalho docente" - Coordenação Profa. Dra. Ednaceli Abreu Dasmaceno e Profa. Dra. Lúcia de Fátima Melos
Histórico do periódico
A criação de um periódico científico vinculado ao Mestrado em Educação e voltado especificamente para divulgação e socialização da produção acadêmica da área de educação com relevo para as questões inerentes à pesquisa educacional na Amazônia particularmente, gestada por quatro grupos de pesquisa, a saber: "Grupo de estudos e pesquisas em políticas, práticas e currículos", "Grupo de pesquisa política educacional, gestão e financiamento da educação" e "Grupo de estudos e pesquisas em política educacional, gestão escolar e trabalho docente", sendo todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Acre, visa os seguintes objetivos:
1 - Ampliar a visibilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação em UFAC, permitindo a interlocução com outros pesquisadores da área de educação e com as linhas de pesquisa que configuram o programa, projetos e pesquisas desenvolvidas pelos docentes permanentes do MED/UFAC e demais pesquisadores do campo da educação;
2 - Divulgar a produção de artigos voltados às questões atuais da educação e à produção de um diálogo plural entre pesquisadores e instituições, brasileiras e estrangeiras, do campo da educação ou de áreas afins;
3 - Atender a determinados critérios estratégicos de avaliação da área de educação junto à Capes;
4 - Contribuir para expandir e atender a política de indução levada a efeito pelo FEPAD para que os programas de pós-graduação da região amazônica diversifiquem as formas de divulgação e circulação do conhecimento e da pesquisa acadêmica produzida.
Intitulada Navegações: revista de estudo e pesquisa em educação, a proposta traduz uma realidade absolutamente comum à região amazônica que vive, resiste, persiste, sobrevive e circula por entre estradas de águas margeadas pelos inúmeros rios, igarapés e lagos existentes no Estado do Acre e que apesar das formas tão sinuosas funcionam como importantes canais que interligam caminhos, diminuem as distâncias e contribuem para a socialização dos saberes acadêmicos e amazônicos em uma região marcada pela pluralidade.
A revista possui periodicidade semestral e deverá se organizar a partir da seguinte estrutura:
a) Seção Temática (organizada por membros externos, cujas propostas após submetidas serão avaliadas pelo comitê editorial);
b) Demanda Contínua (artigos submetidos em fluxo contínuo);
c) Ensaios, Resenhas e Entrevistas que serão avaliados pelos pareceristas ad hoc, cujo perfil e corpo acadêmico será estruturado levando-se em consideração experiência e inserção na pesquisa e na produção acadêmica em educação.