A LEITURA NA PERSPECTIVA DISCENTE
Resumo
A leitura tem sido assunto corriqueiro nos debates e discursos daqueles que à Escola estão ligados, bem como objeto de estudos de pesquisadores. Diz-se, como um mantra, que ler é importante; que a leitura traz conhecimento, como se ela fosse salvadora das pessoas, capaz de elevá-las a um patamar superior. Diante dessa condição que se encontra a leitura, este trabalho intenta investigar que percepção têm alunos dos anos finais da Educação Básica em relação à leitura da palavra escrita, ou seja, de enunciados escritos: livros, contos, artigos, textos curtos... . A coleta das informações se deu por meio de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, em que alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio expuseram a relação que têm com a leitura, bem como a percepção, dela. Os dados foram analisados à luz das contribuições de Bakhtin e Volóchinov, na perspectiva da filosofia da linguagem, que postula a linguagem (neste caso a compreensão de enunciados, discursos) como forma de ação sobre outros indivíduos, sobre o mundo e não apenas uma representação dele. O resultado dessa pesquisa indica que a maioria dos alunos compreende a relevância e necessidade da leitura, mas, paradoxalmente, revela pouca prática no desenvolvimento do ato de ler a palavra escrita.