A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO DA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Autores

  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós Universidade Federal do Acre (UFAC).
  • Rosemeire Campos dos Santos

Resumo

A presente monografia tem como objetivo principal analisar a importância dos produtos e serviços da Assessoria de Imprensa (AI) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), tendo-se como finalidade provar que uma AI bem estruturada consegue comunicar de forma mais eficaz com os seus diferentes públicos de interesse. Para isso, foi feita uma análise acerca das relações comunicativas presentes no corpus em estudo e utilizados como referenciais teóricas os trabalhos dos autores Jorge Duarte (2011), Elisa Kopplin e Luis Ferrareto (1993), Maristela Mafei (2005) e outros estudiosos da área. Por meio dessa análise serão listados os principais instrumentos da assessoria de imprensa utilizados pela Secretaria na realização de sua comunicação interna e externa com o propósito de mostrar que uma assessoria bem estruturada consegue se comunicar de forma eficiente com os seus diferentes públicos. Após a apresentação desses instrumentos, o trabalho apresentará o uso das ferramentas de AI dentro da Secretaria, cotejando-os à luz de um modelo ideal de Assessoria de Imprensa.

Palavras-Chave: Assessoria de imprensa; órgãos públicos; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Biografia do Autor

Francisco Aquinei Timóteo Queirós, Universidade Federal do Acre (UFAC).

Possui Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (2013), graduação pela Universidade Federal do Acre (2007) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Especialização em Assessoria de Comunicação (2009). Atualmente é professor efetivo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre e Assessor de Comunicação da Universidade Federal do Acre (UFAC). Atua principalmente na área de Redação Jornalística, Assessoria de Comunicação e Jornalismo Literário.

Referências

AMARAL, Luiz. Assessoria de imprensa nos Estados Unidos. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem Anos de Assessoria de Imprensa. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

DUARTE, J.; FARIA, A. Media training: capacitando fontes e porta-vozes. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

GUIMARÃES, Kleyber Souza. Comunicação integrada: um estudo sobre a evolução das Assessorias de imprensa no Acre, o caso Nucom. Monografia. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2006.

JÁCOME, Cecília Fernanda de Lima. Assessoria de imprensa nas organizações governamentais: Estudo de caso da Secretaria Adjunta de Esportes do Acre. Monografia. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2013.

KOPPLIN, E.; FERRARETTO, L. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 1ª edição. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1993.

LOPES, Boanerges. O que é Assessoria de Imprensa. Col. Primeiros Passos. 3a reimpr. da 1ª edição. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MAFEI, Maristela. Assessoria de Imprensa, como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2005.

Manual de Assessoria de Imprensa – Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), 2007.

MARTINEZ, Maria Regina Estevez. Implantando uma Assessoria de Imprensa. In: Duarte, Jorge.Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

MELO, Senildo. Entrevista concedida a Rosemeire Campos. Rio Branco, 25 fev. 2014.

RIBEIRO, E.; LORENZETTI, G. Planejamento estratégico em assessoria de imprensa. In: Duarte, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Queirós, F. A. T., & dos Santos, R. C. (2015). A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO DA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(3). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/153

Edição

Seção

Artigos