PERSUASÃO, PODER E IMAGEM: A PERPETUAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROPAGANDA NAZISTA NAS CAMPANHAS ELEITORAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Victória Ester Tavares da Costa Universidade Federal do Pará
  • Yasmin Pires Universidade Federal do Pará
  • Keicyanne Cézar da Silva
  • Mauro Celso Feitosa Maia Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

O nazismo trouxe consigo o desenvolvimento de estratégias comunicacionais que objetivaram a adesão da população alemã ao regime. Dentre estas, o cinema é um recurso de destaque. As 1.350 produções audiovisuais encomendadas por Hitler inauguraram um legado de técnicas de persuasão imagéticas e discursivas que parecem se perpetuar na contemporaneidade. Posto isto, sob da análise de Siegfried Kracauer, o presente artigo busca articular reflexões mediante a promoção do ideal nazista por meio do cinema de propaganda, e a forma como essa estética se projeta nas atuais campanhas políticas eleitorais brasileiras.

Biografia do Autor

Victória Ester Tavares da Costa, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Antropologia no programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/ UFPA).

Yasmin Pires, Universidade Federal do Pará

Mestra em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará (PPGFIL / UFPA).

Keicyanne Cézar da Silva

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Mauro Celso Feitosa Maia, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

Costa, V. E. T. da, Pires, Y., Silva, K. C. da, & Maia, M. C. F. (2018). PERSUASÃO, PODER E IMAGEM: A PERPETUAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROPAGANDA NAZISTA NAS CAMPANHAS ELEITORAIS BRASILEIRAS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1843

Edição

Seção

Artigos