A REPRESENTAÇÃO DO JORNALISTA EM PRODUTOS AUDIOVISUAIS

Autores

  • Milanna Carvalho Ambrósio Universidade Federal do Amazonas
  • Vitor Franco Gavirati Universidade Federal do Amazonas
  • Graciene Silva de Siqueira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este trabalho faz uma explanação de como os jornalistas e a prática jornalística são representados em três formatos de produtos audiovisuais, a saber: cinema, telenovelas e séries de TV. O objetivo é investigar como os profissionais da imprensa são concebidos nos diferentes produtos, observando se existe diferença entre as representações. Reunimos obras que versam sobre o tema e destacamos os principais tópicos, como estereótipos atribuídos aos jornalistas. Alguns dos resultados aqui apresentados são oriundos de projetos de iniciação científica desenvolvidos na Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins e fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Em nossas avaliações, notamos que as representações oscilam entre a imagem do jornalista herói e vilão.

Biografia do Autor

Milanna Carvalho Ambrósio, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do 6º período do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins. Pesquisadora de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Vitor Franco Gavirati, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do 6º período do curso de Comunicação Social-Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins. Pesquisador de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Graciene Silva de Siqueira, Universidade Federal do Amazonas

Professora do curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2015-06-13

Como Citar

Ambrósio, M. C., Gavirati, V. F., & Siqueira, G. S. de. (2015). A REPRESENTAÇÃO DO JORNALISTA EM PRODUTOS AUDIOVISUAIS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(3). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/197

Edição

Seção

Artigos