OS GAMES NO DISCURSO ADVENTISTA: BREVE ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES E DOCUMENTOS ECLESIÁSTICOS

Autores

Palavras-chave:

jogos; lúdico; religião; adventismo

Resumo

Com a emergência dos estudos acadêmicos sobre a interface entre religião e jogos digitais, o presente trabalho procura explorar a relação entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) e os jogos analógicos e digitais, de forma a compreender o pensamento e a visão adventista acerca dos games. A partir de elementos de análise de conteúdo, investiga-se as menções aos games no Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, documento que reúne normas e regras a serem seguidas por suas igrejas e seus afiliados, e analisa também as atas oficiais de comissões da sede mundial da denominação, de forma a identificar a evolução das deliberações e normativas adventistas oficiais sobre jogos. Por fim, o presente estudo lista as menções a jogos digitais e videogames na revista Adventist Review, periódico oficial da IASD em língua inglesa, a fim de relacionar o discurso adventista sobre jogos nos escritos de Ellen White, cofundadora e profetisa da denominação, e nos documentos eclesiásticos com o discurso recente sobre o universo dos videogames e jogos digitais. Entre os resultados obtidos destaca-se a manutenção dos pressupostos e visão de Ellen White sobre os jogos no discurso adventista contemporâneo, que se concentra em uma visão moral-utilitarista do uso do lazer e do tempo livre e na exposição de diretrizes majoritariamente restritivas e proibitivas, geralmente sob o viés de associação dos jogos às práticas mundanas que oferecem perigo à saúde física, mental e, especialmente, espiritual.

Biografia do Autor

Allan Novaes, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Doutor em Ciência da Religião pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com doutorado sanduíche Capes na Andrews University e University of Notre Dame. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Bacharel em Teologia e em Jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Professor da Faculdade de Teologia e do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Erick Lima, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Tecnólogo em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Referências

BARBOUR, Ian. Ethics in an Age of Technology: The Gifford Lectures, Volume 2.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes: 1977

BORNET, Philippe. Introduction: Games and religion in history. In: BORNET, Philippe; BURGER, Maya. Religions in play: Games, Rituals, and Virtual Worlds. Zurich: Pano Verlag, 2012.

CAMPBELL, Heidi; GARNER, Stephen. Networked Theology: negotiating faith in digital culture. Grand Rapids: Baker Academic, 2016.

COOPER, Victor. Inside Washington. Adventist Review, December 1982, p. 21.

DANIELS, Bruce. Puritans at play: leisure and recreation in Colonial New England. New York: St. Martin’s Griffin, 1995.

DARIUS, Fabio Augusto; FERREIRA, Gabriel. O Adventista e os games: Expandindo o evangelho à linguagem do entretenimento. In: NOVAES, Allan; CARMO, Felipe (Org.). O adventista e a cultura pop. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2017. Cap. 8. p. 197-219.

DECLARAÇÃO dos Adventistas do Sétimo Dia sobre os Jogos de Azar. Centro de Pesquisas Ellen G. White: 2000. Disponível em: http://www.centrowhite.org.br/declaracao-dos-adventistas-do-setimo-dia-sobre-os-jogos-de-aza/. Acesso em 23 dez. 2020.

ELLIS, Lynelle. Seventh-day Adventists and the movies: an historical and contemporary exploration of the conflict between Christianity and visual media. Tese (Doutorado em Comunicação) – School of Communication & the Arts, Regent University, Virginia Beach.

ENTERTAINMENT SOFTWARE ASSOCIATION. 2020 Essential facts about the video game industry. 2020. Disponível em: https://www.theesa.com/wp-content/uploads/2020/07/Final-Edited-2020-ESA_Essential_facts.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

EPSTEIN, Isaac. Divulgação científica – 96 Verbetes. Campinas: Editora Pontes, 2002.

GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2003.

GENERAL CONFERENCE COMMITTEE. Spring Meeting: March 9 - 11, 1937. 1937. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Minutes/GCC/GCC1937-03.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

GENERAL CONFERENCE COMMITTEE. Autumn Council: October 21 - 29, 1941. 1941. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Minutes/GCC/GCC1941-10-AC.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

GENERAL CONFERENCE COMMITTEE. Spring Meeting: April 3 - 7, 1942. 1942. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Minutes/GCC/GCC1942-04-SM.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

GENERAL CONFERENCE COMMITTEE. Autumn Council: October 19 - 29, 1951. 1951. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Minutes/GCC/GCC1951-10-AC.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

GENERAL CONFERENCE COMMITTEE. Minutes of Meeting: October 5, 1979. 1979. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Minutes/GCC/GCC1979-10a.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

GENERAL CONFERENCE COMMITTEE. Annual Council: October 4 - 11, 1988. 1988. Disponível em: https://documents.adventistarchives.org/Minutes/GCC/GCC1988-10.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

HEINTZMAN, Paul. Leisure and spirituality: biblical, historical, and contemporary perspectives. Grand Rapids: Baker Academic, 2015.

HORSFIELD, Peter. From Jesus to the internet: a history of Christianity and media. West Sussex: John Wiley & Sons Ltd, 2015.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

JOHNSON, William. Christ and the computer. Adventist Review, march 1983.

LUIS CARLOS DE LIMA PACHECO, 15., 2016, São Paulo. O sagrado nos videogames: uma introdução ao estudo da religião e jogos digitais. Recife: SBGames, 2016. 8 p.

KNIGHT, George. Competição. FORTIN, Denis; MOON, Jerry (eds.). Enciclopédia Ellen G. White. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2018.

MANUAL DA IGREJA: Adventista do Sétimo Dia. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015.

MÄYRÄ, Frans. An introduction to Game Studies: games in culture. Londres: Sage Publications, 2008.

MCARTHUR, Benjamin. Jogos e esportes. FORTIN, Denis; MOON, Jerry (eds.). Enciclopédia Ellen G. White. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2018.

___________. Culture. In: AAMODT, Terrie; LAND, Gary; NUMBERS, Ronald (eds.). Ellen Harmon White: American Prophet. New York: Oxford University Press, 2014, pp. 244-261.

___________.

NIEBUHR, Helmut Richard. Cristo e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

NOVAES, Allan. O problema adventismo-televisão: uma análise do pensamento adventista sobre a TV a partir da tipologia de H. Richard Niebuhr em Cristo e cultura. 2016. 322 f. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

___________. Cristo e cultura: uma introdução crítica. São Paulo: Fonte Editorial, 2019.

___________. Seventh-day Adventist in the Digital Age. In GRANT, August et al. Religion online: how digital technology is changing the way we worship and pray. Santa Barbara: ABC-CLIO, 2019.

NOVAES, Allan; MAGALHÃES, Carlos. Ficção audiovisual adventista: Um estudo netnográfico sobre as reações de internautas às produções da Igreja Adventista na plataforma de streaming Feliz7play. In: Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, volume 80, número 315, janeiro-abril de 2020, p. 61-85.

PACHECO, Luis Carlos de Lima. O sagrado nos videogames: uma introdução ao estudo da religião e jogos digitais. In: SBGAMES, 15., 2016, São Paulo. Proceedings of SBGames 2016. Recife: Sbc, 2016. p. 1 - 8.

PARSONS, Jeff. Video games are now bigger than music and movies combined. Disponível em: <https://metro.co.uk/2019/01/03/video-games-now-popular-music-movies-combined-8304980/>. Acesso em: 3 jan. 2019.

PITTWIRE. The rise of board games in today’s tech-dominated culture. 2020. Disponível em: https://www.pittwire.pitt.edu/news/rise-board-games-today-s-tech-dominated-culture. Acesso em: 15 out. 2020.

SCHULTZE, Quentin. “Evangelicals” uneasy alliance with the media. In: STOUT, Daniel e BUDDENBAUM, Judith. Religion and mass media: audiences and adaptations. Thousand Oaks: Sage Publications, 1996.

SCHUT, Kevin. Evangelicals’ quest to find God’s place in games. In: SCHULTZE, Quentin; WOODS JUNIOR, Robert (eds.). Understanding Evangelical media: the changing face of Christian communication. IVP Academics, 2008, p. 198-211.

SEVENTH-DAY ADVENTIST CHURCH. Church Manual. [S. L.]: General Conference of Seventh-Day Adventists, 1932.

SEVENTH-DAY ADVENTIST CHURCH. Church Manual. [S. L.]: General Conference of Seventh-Day Adventists, 1951.

SIOUX GROUP (São Paulo). Pesquisa Game Brasil 2020. 2020. Disponível em: https://www.pesquisagamebrasil.com.br/. Acesso em: 15 out. 2020.

TETZ, Rosy. Lovely in, lovely out. Adventist Review, September 1997.

TIDWELL JUNIOR, Charles. Literature and reading. In: FORTIN, Denis e MOON, Jerry (eds.). The Ellen G. White encyclopedia. Hagerstown: Review and Herald, 2013, pp. 943-946.

WAGNER, Rachel. The Importance of Playing in Earnest. In: CAMPBELL, Heide; GRIEVE, Gregory Price (Ed.). Playing with religion in digital games. Indiana: Indiana University Press, 2014, p. 193-213.

WHITE, Ellen. Educação. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2003.

___________. O lar adventista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005.

ZAGAL, José P.. Ludoliteracy: defining, urderstanding and supporting games education. Pittsburgh: Etc Press, 2010.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Novaes, A., & Lima, E. (2021). OS GAMES NO DISCURSO ADVENTISTA: BREVE ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES E DOCUMENTOS ECLESIÁSTICOS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4553

Edição

Seção

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização