A DOMINAÇÃO PATRIARCAL DO OLHAR: UMA ABORDAGEM DO FILM NOIR ESTADUNIDENSE SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA FEMINISTA DE CINEMA

Autores

  • Fernanda Ianoski Ferro UNESPAR

Palavras-chave:

Film Noir; mulher; Laura Mulvey; Elizabeth Kaplan.

Resumo

Este artigo busca analisar a representação dada às mulheres dentro do que conhecemos como film noir estadunidense, realizado no período pós guerra, nas décadas de 1940 e 1950. Pretende-se refletir sobre o tipo de olhar a que essas personagens estão sujeitas dentro e fora das narrativas, dialogando com o sistema patriarcal estabelecido em âmbito social e cultural. Serão apontadas características presentes nestes filmes que incitam um olhar específico quanto ao gênero feminino e a construção estereotipada dos papéis das mulheres dentro destas obras audiovisuais. Para tanto, utilizarei a perspectiva da crítica feminista de cinema, partindo do recorte de duas teóricas: a britânica Laura Mulvey, uma das pioneiras na perspectiva feminista de cinema, com seu artigo Prazer Visual e cinema narrativo (1975), e a estadunidense Elizabeth Kaplan, que analisa as representações femininas em alguns filmes americanos, com seu livro A mulher e o cinema: os dois lados da câmera (1995).

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Ianoski Ferro, F. (2021). A DOMINAÇÃO PATRIARCAL DO OLHAR: UMA ABORDAGEM DO FILM NOIR ESTADUNIDENSE SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA FEMINISTA DE CINEMA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4599

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Seção

Artigos