O GÊNERO MULTIMODAL CHARGE: UM INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO DE DISCURSOS E ESTERIÓTIPOS SOBRE O ACRE

Autores

  • Anyelle Samy Costa de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Gabriela Codinhoto Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Charge; discursos; Acre.

Resumo

O presente trabalho pretende analisar o estudo das representações e dos discursos ideológicos relacionados às temáticas de alguns estereótipos sobre o estado do Acre, publicados em dois jornais eletrônicos, A Gazeta e Tarauacá Notícias, por meio do gênero textual/discursivo e multimodal charge. Para isso, selecionamos para a análise três textos chárgicos, publicados entre os anos de 2011 e 2016.  A escolha da referida modalidade textual se deu devido ao fato de as ilustrações estarem frequentemente presentes no cotidiano das pessoas, circulando nos meios de comunicação de massa como os jornais impressos e digitais. Acreditamos que o caráter humorístico das charges torna esse gênero bastante popular, tornando-se, portanto, um espaço alvo para a disseminação de ideias preconceituosas sobre o Acre. A perspectiva metodológica baseia-se na abordagem qualitativa e interpretativa, a fim de identificar as representações estereotipadas presentes nas ilustrações. Para tanto, utilizamos como referencial teórico os pressupostos de Rojo (2009), por se tratar de uma análise de textos multissemióticos, associando os usos de linguagem verbal e visual para enfatizar discursos e ideologias preconceituosas, além de Murari (2007), Pizarro (2012) e entre outros autores. Com isto, esperamos trazer uma reflexão acerca da utilização das charges como um instrumento capaz de disseminar discursos estereotipados sobre a Amazônia acreana.

 

 

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Costa de Oliveira, A. S., & Oliveira Codinhoto, G. M. (2021). O GÊNERO MULTIMODAL CHARGE: UM INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO DE DISCURSOS E ESTERIÓTIPOS SOBRE O ACRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4968

Edição

Seção

Artigos