TIKTOK E MÚSICA POP: RELAÇÕES ENTRE MÍDIA, PLATAFORMAS E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO MEIO DIGITAL

Autores

  • Flávio Marcílio Maia Júnior Ufal

Palavras-chave:

música pop; TikTok; plataformização; mídia; produção de conteúdo.

Resumo

A música na internet tem passado por diversas transformações nos últimos vinte anos desde a sua digitalização. Atualmente, são as plataformas digitais que têm ganhado destaque como as principais mediadoras no processo de acesso à música num fenômeno reconhecido como plataformização (VAN DIJCK, 2019); (VALENTE, 2020). Estas plataformas oferecem novas formas de consumo e estratégias de atração colocando os usuários como fundamentais na propagação simbólica gerada pelos artistas, principalmente os popstars. Este artigo faz uma breve análise da relação da música pop com a plataforma de entretenimento Tik Tok, observando como os usuários fazem uso da música por meio da produção de conteúdo e de como os artistas entram na plataforma divulgando seus produtos, colocando-se assim dentro de uma nova tendência. Além disso, pela Economia Política da Comunicação (EPC), busca-se uma reflexão crítica da plataforma ao observá-la como um meio de monetização essencial para a produção de audiência no meio digital a partir da criatividade.

Referências

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Júnior, F. M. M. (2021). TIKTOK E MÚSICA POP: RELAÇÕES ENTRE MÍDIA, PLATAFORMAS E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO MEIO DIGITAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4978

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Artigos