O FORMATO YOUTUBER MIRIM COMO NOVO PARADIGMA DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Youtubers mirins; hibridização; entretenimento; publicidade.

Resumo

O youtuber mirim é um fenômeno formado por crianças na faixa etária de 4 a 12 anos que criam e publicam conteúdos na plataforma YouTube e adquirem status de celebridades perante milhares de outras crianças. O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar as estratégias publicitárias contidas nos programas de youtubers mirins Crescendo com Luluca, Laurinha e Helena - Clubinho da Laura, Maria Clara e JP, fundamentando-se em Castels (2000), Levy (2015), Jenkins (2009) Recuero (2010). Em seus canais, os programas hibridizam entretenimento e publicidade de marcas, de produtos que vão de guloseimas, brinquedos, roupas infantis e aparelhos tecnológicos, vinculando-se à comunicação mercadológica que vislumbrou nesses canais um espaço para introduzir suas marcas.

Biografia do Autor

Danilo Mendes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC/UNESP) (2020), com o auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação de incentivo à pesquisa científica em pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Tem Especialização em Marketing Digital pela Universidade do Sagrado Coração (USC) (2018).Graduado em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) (2014).

Lucilene Gonzales, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorada em Lingüística no ano de 2000, a professora tem experiência no ensino superior desde 1994. Docente da Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação da Faac, Unesp de Bauru. Especialista em redação das mídias - rádio, impresso, TV e web -, tem atuado principalmente em Publicidade e Propaganda, área em que publica e orienta dissertações de mestrado e iniciação científica. Desde 2004 é professora assistente doutor na FAAC da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - de Bauru, no cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Desenvolveu na FAAC, de 2008 a 2015, o projeto de extensão Agência Propagação, uma agência de propaganda com alunos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design para a produção do Minuto Consciente, propagandas sociais veiculadas pela Rádio Unesp FM

Referências

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Mendes Genebra, D., & dos Santos Gonzales, L. (2021). O FORMATO YOUTUBER MIRIM COMO NOVO PARADIGMA DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5120

Edição

Seção

Artigos