MODS E GODFATHERS: AS MÚLTIPLAS NARRATIVAS POSSÍVEIS EM QUADROPHENIA DO THE WHO

Autores

  • Rodrigo Merheb Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Discos, Filmes, Quadrophenia, The Who

Resumo

Este texto é uma análise do disco Quadrophenia, do The Who, e do filme de mesmo nome, no qual apresento um perfil biográfico da banda, com ênfase nos enfrentamentos de questões relacionadas à arte como ferramenta de transformação individual ou coletiva. Quadrophenia também é examinada dentro da conjuntura do rock da época e no contexto interno da obra do próprio The Who, que por meio das composições de Pete Townshend questionou as relações dos artistas com as demandas do seu público, e o poder do rock como fator de mobilização e mediação social. Além disso, proponho uma discussão sobre os movimentos da música pop contemporâneos ao período em que o disco e o filme foram lançados. Como procedimento metodológico, passo pelas táticas de análise de caso e crítica musical advinda do jornalismo.

Referências

Bibliografia

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Filmes e documentários

A Way of Life: Making Quadrophenia. Documentário. Direção de Darren Cavanagh, 2006.

Quadrophenia. Drama. Direção de Franc Roddam, 1979.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Merheb, R. (2021). MODS E GODFATHERS: AS MÚLTIPLAS NARRATIVAS POSSÍVEIS EM QUADROPHENIA DO THE WHO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5348

Edição

Seção

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow