FORMAÇÃO E PRÁTICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP

FIOS E APRENDIZADOS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Janeth Soares de Lima universidade federal do acre
  • José Cabral Mendes Universidade Federal do Acre

Resumo

Este relato tem por objetivo evidenciar as minhas experiências pedagógicas vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica – PRP, subárea espanhol, realizadas na escola Raimundo Gomes de Oliveira, sob a orientação do Prof. Dr. José Cabral Mendes e supervisão da preceptora Iricélia Coelho do Nascimento, tendo em vista eu ser acadêmica de um curso de licenciatura, o Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Acre – UFAC. Em se tratando de relatar experiências, são consideradas as minhas vivências pedagógicas, englobando observações, práticas e análises, fatores decisivos para que, dessa maneira, eu pudesse alcançar respostas positivas no trajeto da aquisição dos meus conhecimentos pedagógicos nesta etapa do Programa. Como embasamento teórico, utilizei: Freire (1995), Cardoso (1996), Butt (2003), Pimenta e Lima (2004), Santos (2005), Marcuschi (2008), Guedin, Oliveira e Almeida (2015), BNCC (2017).  Como resultados asseverativos, a Residência Pedagógica contribuiu, de forma significativa, para a minha formação como futura professora de Letras Espanhol.

 

Palavras-Chave: Programa. Prática. Experiência. Docência.

Biografia do Autor

José Cabral Mendes, Universidade Federal do Acre

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente do Curso de Espanhol e respectivas literaturas na Universidade Federal do Acre

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

Soares de Lima, J., & Cabral Mendes, J. . (2024). FORMAÇÃO E PRÁTICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP: FIOS E APRENDIZADOS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA ESPANHOLA. Revista Geadel, 5(1), 102–116. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7702