O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ORLANDO FREIRE EM PORTO VELHO-RO

Authors

  • Denesten Ribeiro Pantoja Faculdade São Lucas.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.
  • Elisnei Ferreira Melo Faculdade São Lucas.

Abstract

O estágio em biologia, disciplina da matriz curricular do curso de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas veio como uma forma complementar a aprendizagem dos acadêmicos na prática na área da licenciatura plena. Com isso, este trabalho teve como objetivo relatar o estágio supervisionado em Biologia. Após leituras da legislação e técnicas de ensino e aprendizagem, os nossos professores nos direcionaram a área prática da docência, visto em que já fomos treinados e orientados de como realizar os procedimentos legais para uma elaboração e execução das aulas em biologia. A regência é uma parte do estágio de grande importância para a formação acadêmica na parte de licenciatura, uma vez que é na prática que se descobre tanto a capacidade e o talento de cada um e também o grau de improviso a cada situação não esperada, além de ser o momento oportuno para descobrir se esta e a carreira certa almejada pelo acadêmico. Durante os anos, 1°, 2° e 3° do ensino médio foram desenvolvidos os seguintes temas: reprodução humana; conhecimento sobre o núcleo celular, algas pluricelulares, sistema digestório animal e conhecimento sobre os artrópodes. Os estagiários utilizaram recursos multimídias quadro branco, pincel, exemplares de materiais de artrópodes para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos. Após explicação de cada conteúdo, foram utilizadas atividades complementares para retirar possíveis dúvidas que os alunos ainda tinham. A fase de observação foi muito importante de toda etapa do estágio, pois foi possível estudar os alunos e saber como eles se comportavam e também avaliar o caráter de cada um, saber como cada um pensa e o grau de conhecimento dos mesmos para que na hora da regência soubéssemos qual seria o melhor método de aula que usaríamos. O estágio em biologia tem como objetivo as atividades de observação e regência, nos trouxeram muita experiência e muita satisfação de ser professor mesmo por um curto tempo, e de poder vivenciar o dia-a-dia desses profissionais que estão todos os dias em sala de aula. A disciplina de biologia atendeu todas as expectativas previstas para adquirir experiências para futura profissão de educador.

Author Biographies

Denesten Ribeiro Pantoja, Faculdade São Lucas.

Acadêmico de Ciências Biológicas.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Elisnei Ferreira Melo, Faculdade São Lucas.

Acadêmico de Ciências Biológicas.

References

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Published

2016-12-21

How to Cite

Pantoja, D. R., Lima, R. A., & Melo, E. F. (2016). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ORLANDO FREIRE EM PORTO VELHO-RO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 3(2). Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/429

Issue

Section

Ciências Humanas

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