AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN INCLUSOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA REDE REGULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO

Autores/as

  • Juscélia Araújo Araújo Professora da rede estadual de educação em Humaitá-AM.
  • Glauciane Silva Bifano Centro Universitário São Lucas.
  • Renato Abreu Lima Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Instituto de Natureza e Cultura da UFAM em Benjamin Constant-AM.

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo realizar estudo qualitativo e quantitativo com professores para avaliar a interação social e de aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down inclusos em escolas públicas da rede regular de ensino no município de Porto Velho-RO. Como fundamentação, o estudo priorizou um referencial teórico sobre o processo de inclusão, na área educacional; e sobre educação especial, Síndrome de Down. A coleta de dados foi realizada nas escolas com os professores por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. O período da pesquisa ocorreu no horário de funcionamento da escola em horário marcado pelo professor. Participaram da pesquisa seis professores de escolas que participam do processo de inclusão. Os resultados apontaram que mesmo com a falta de recursos adequado é possível o aprendizado das crianças inclusas na rede regular de ensino, e desta que é possível uma interação social entre alunos com desenvolvimento típicos e com alunos com necessidades educacionais especiais.

Biografía del autor/a

Juscélia Araújo Araújo, Professora da rede estadual de educação em Humaitá-AM.

Bióloga, licenciada e bacharel, professora de Ciências e Biologia.

Glauciane Silva Bifano, Centro Universitário São Lucas.

Bióloga, mestre em biologia experimental. Docente do curso de Biologia do Centro Universitário São Lucas.

Renato Abreu Lima, Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Instituto de Natureza e Cultura da UFAM em Benjamin Constant-AM.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

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Publicado

2017-07-17

Cómo citar

Araújo, J. A., Bifano, G. S., & Lima, R. A. (2017). AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN INCLUSOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA REDE REGULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 4(1). Recuperado a partir de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1041

Número

Sección

Ciências Humanas

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