PRODUTO EDUCACIONAL DE EXERCÍCIOS EM CASA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA ORIENTADORA

Autores/as

  • José Osmir de Souza Neto Centro Universitário Meta (UNIMETA) Estácio
  • Geovany Felix da Silva Vieira Centro Universitário Meta (UNIMETA) Estácio
  • André Lucas de Freitas Rodrigues Centro Universitário Meta (UNIMETA) Estácio
  • Esdras Malaquias Guimarães Vieira Centro Universitário Meta (UNIMETA) Estácio
  • Ketlen Silva de Oliveira Centro Universitário Meta (UNIMETA) Estácio
  • Anna Lúcia da Silva Centro Universitário Meta (UNIMETA) Estácio
  • Oyatagan Levy Pimenta da Silva Centro Universitário Estácio de Rio Branco

Palabras clave:

Exercícios Físicos, Saúde, Benefícios, Orientação

Resumen

Podemos considerar como exercícios físicos qualquer atividade elaborada de forma sistemática de forma abrangente que tenha como principal objetivo o melhor desempenho físico. Ao longo do tempo o homem foi mudando seus hábitos, principalmente os alimentícios e isso contribui para que parte da sociedade esteja sedentária. Na sociedade industrial atual inúmeros são os problemas físicos e mentais que a população enfrenta. Problemas como a depressão, ansiedade, diabetes, pressão arterial, dentre outros. A prática de exercícios físicos regulares é capaz de proporcionar um bem-estar físico e mental e amenizar os problemas de saúde citados anteriormente. Pensando dessa forma, o presente trabalho buscou trabalhar de forma lúcida, através de uma cartilha orientadora, a importância da prática de exercícios físicos. Por meio da cartilha, informamos à população os benefícios dos exercícios físicos bem como os exercícios devem ser realizados. 

Biografía del autor/a

Oyatagan Levy Pimenta da Silva, Centro Universitário Estácio de Rio Branco

Mestre em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2019). Especialista em Nutrição Esportiva com ênfase em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Barão do Rio Branco - FAB (2016). Licenciado em Educação Física pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2015). Antropometrista pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry - ISAK - Nível 1 (2018). Atuou como Coordenador e Supervisor de Estágio do Curso Técnico em Nutrição e Dietética da Escola Técnica Maria Moreira da Rocha (2016-2018) e Nutricionista Clínico e Esportivo na Mais Academia (2016-2017). Atua como Professor do Ensino Superior no Centro Universitário Meta - UNIMETA, Membro dos Grupos de Pesquisas em Ciências Imunofisiológicas do Exercício e Saúde, Laboratório de Estudos e Pesquisas da Cultura do Corpo, Educação Física, Saúde e Lazer e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde. Membro do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer do Acre. Membro da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Citas

[1] STRATH, S.J.; KAMINSKY, L.A.; AINSWORTH, B.E.; EKELUND, U.; FREEDSON, P.S.; GARY, R.A. et al. Guide to the assessment of physical activity. Clini-cal and research applications: A scientific statement from theAmerican Heart Association. Circulation 2013;128:2259---79. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0101328916302621?token=237210727A7CC20BCEF309B65A165873D9FE8A4845A5EF589CB7E68907A811CA41143A6ABB6EBC43EAE93F6EB08586E3 Acesso em: 28/11/2020.

[2] COELHO, F.G.M.; GOOBBI, S.; ANDREATTO, C.A.; CORAZZA, D.I.; PEDROSO, R.V.; SANTOS, G.R.F. Physical exercise modulates peripheral levels ofbrain-derived neurotrophic factor (BDNF): A systematic reviewof experimental studies in the elderly. Arch Gerontology Geriatr 2013;56:10---5. Disponível em:https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0101328916302621?token=237210727A7CC20BCEF309B65A165873D9FE8A4845A5EF589CB7E68907A811CA41143A6ABB6EBC43EAE93F6EB08586E3 Acesso em: 28/11/2020.

[3] FOSTER, P.P.; ROSENBLATT, K.P.; KULJIS, R.O. Exercise-induced cognitiveplasticity, implications for mild cognitive impairment and Alzhei-mer’s disease. Front Neurology 2011;2:1---15. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0101328916302621?token=237210727A7CC20BCEF309B65A165873D9FE8A4845A5EF589CB7E68907A811CA41143A6ABB6EBC43EAE93F6EB08586E3 Acesso em: 28/11/2020.

[4] COLCOMBE, S.; KRAMER, A.F. Fitness effects on the cognitive func-tion of older adults: a meta-analytic study. Psychol. Science 2003;14:125---30. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0101328916302621?token=237210727A7CC20BCEF309B65A165873D9FE8A4845A5EF589CB7E68907A811CA41143A6ABB6EBC43EAE93F6EB08586E3 Acesso em: 28/11/2020.

[5] ANTUNES, H.K.M; SANTOS, R.F.; CASSILHAS, R. et al. Exercícios físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira Medicina do Esporte, São Paulo, Vol. 12, Nº 2, p. 108-114, Mar/Abr, 2006. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5448/Carlos%20Augusto%20Giraudo%20da%20Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y

[6] CESAR, L.L.J. Alimentação saudável e exercícios físicos em meio à pandemia da covid-19 BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA) ano II, vol. 3, n. 9, Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/LimaJunior/3080 Acesso em: 29/11/2020.

[7] SIQUEIRA, C.C.; VALIENGO, L.L.; CARVALHO, A.F.; SANTOS, S.P.R.; MISSIO, G.; Souza, R.T. et al. Antidepressant efficacy of adjunctive aerobic activity and associated biomarkers in major depression: A 4-week, randomized, single-blind, controlled clinical trial. PLoSOne 2016;11(6):01-11. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0154195 Acesso em: 28/11/2020.

[8] VIEIRA, J.L.L; PORCU, M.; ROCHA, P.G.M. A prática de exercícios físicos regulares como terapia complementar ao tratamento de mulheres com depressão. J Bras Psiquiatr 2007;56(1):23-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0047-20852007000100007 Acesso em: 28/11/2020.

[9] TEIXEIRA, C.M.; NUNES, F.M.S.; RIBEIRO, F.M.S.; ARBINAGA, F.; VASCONCELOS, R.J. et al. Atividade física, autoestima e depressão em idosos. Cuadernos de Psicologia del Deporte 2016;16(3):55-66. Disponível em: http://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/revistafisiologia/article/view/3106 Acesso em: 28/11/2020.

[10] JOY, L. “Staying Active During COVID-19”. EIM Blog [03/17/2020]. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/LimaJunior/3080 Acesso em: 11/10/2020.

[11] PITANGA, F. J. G.; BECK, C. C.; PITANGA, C. P. S. “Should physical activity be considered essential activity during the covid-19 pandemic?” International Journal of Cardiovascular Sciences, vol. 33, n.4, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/LimaJunior/3080 Acesso em: 28/11/2020.

Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Souza Neto, J. O. de, Vieira, G. F. da S., Rodrigues, A. L. de F., Vieira, E. M. G., Oliveira, K. S. de ., Silva, A. L. da, & Silva, O. L. P. da. (2021). PRODUTO EDUCACIONAL DE EXERCÍCIOS EM CASA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA ORIENTADORA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 8(2), 866–870. Recuperado a partir de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4494

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a