O PEDAGOGO E OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

 Este artigo busca compreender o papel do pedagogo enquanto profissional que trabalha na formação de uma consciência ecológica dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho é o uso de projetos educativos de intervenção que tenham como tema questões ligadas ao meio-Ambiente enquanto tema transversal a ser abordado de maneira séria na educação fundamental e média brasileiras. Para tanto, trabalho, primeiro, com algumas definições: de pedagogo, de projeto educacional e de meio-ambiente; e, segundo, levanto a importância de criar nos estudantes uma consciência ecológica onde o ser humano é incluído como natureza. É importante dizer que este trabalho somente mostra, de maneira clara e sucinta, que o profissional pedagogo, dentro do ambiente escolar, não deve estar ligado somente ao ensino ou aos cargos de gestão e supervisão, mas que este profissional tem um papel muito mais relevante, socialmente, do que se admite hoje em dia.  

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Rodrigues, W. (2017). O PEDAGOGO E OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Anthesis, 5(9), 69–78. Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/456

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