“LÁ EM CIMA [DA MANGUEIRA] O SINAL É MELHOR”

representações das materialidades escolares em tempos de pandemia da COVID-2019 na Amazônia Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-1

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação; Ensino Remoto Emergencial; Representações das materialidades escolares; Amazônia Paraense.

Resumo

O contexto pandêmico trouxe várias representações nas formas de ensinar e aprender pelo uso das materialidades, desde as práticas permanentes, aquelas que estavam sendo apropriadas/inovadoras pelo uso de linguagens e saberes específicos com o uso das tecnologias educacionais. Assim, o objetivo deste artigo foi o de analisar as representações e as implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na cultura material escolar durante a pandemia COVID-19. Os procedimentos metodológicos, com o uso da reportagem do gênero notícia publicada pelo jornal digital G1 – Santarém e Região, posteriormente divulgada pelo Fantástico e o uso da fotografia para desvelar os discursos presentes e ausente sobre uma sala de aula adaptada nas mangueiras, foram base de análise do texto. Desse modo, foi constatado diversos sentidos sobre as materialidades durante o ERE: a força de vontade do aluno trouxe a esperança da persistência dos seus sonhos, mesmo em dias cinzentos no contexto pandêmico. O apoio da família foi fundamental para a continuação dos estudos no Brasil; além do que, as lutas de representações entre o que estava prescrito nas resoluções e na realidade, demonstraram a carência de políticas públicas com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) nos territórios da Amazônia Paraense, Brasil.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

ANDRADE MACIEL, Rogerio; CHALOBA, Rosa Fátima de Souza; SOUSA, Miguel Pereira de. “LÁ EM CIMA [DA MANGUEIRA] O SINAL É MELHOR”: representações das materialidades escolares em tempos de pandemia da COVID-2019 na Amazônia Paraense. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 3–17, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-1. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/communitas/article/view/6909. Acesso em: 27 dez. 2024.

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