A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO HUMANA:
uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade
Keywords:
literatura, linguagem, silêncio, identidade, memória.Abstract
Os elementos memória e identidade são indissociáveis, e quando observados por meio de uma literatura que não os silencie, surge a possibilidade e ampliação do entendimento do homem como ser individual e coletivo. A interação com o outro, estabelece nossa identidade pessoal e social, e através da linguagem, existe uma influência mútua na construção dos sujeitos. O presente artigo é resultado da leitura de produções cientificas sugeridas na disciplina Práticas de Linguagem e Ensino, do programa de mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Federal do Acre. Através deste trabalho, será realizada uma discussão dialógica sobre os conceitos de silêncio, memória e identidade, que são objetos de uma pesquisa de mestrado em andamento, tomando como base teorias que sob determinada perspectiva, englobem esta temática. O referido estudo é bibliográfico, e tem como objetivo, estabelecer relações reflexivas sobre a compreensão da condição humana, através de sua manifestação na linguagem literária.
References
BAKHTIN, M (V.N. Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lauch e Iara Frateschi Vieira. 6.ed. São Paulo: Editora Huritec 1992.
BOQUET, Guy. Teatro e Sociedade: Shakespeare. Ed. Perspectiva S.A. São Paulo, SP 1989.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
BLANCO, Simone Vieira Nieto Blanco. BAMBIRRA, Vera de Magalhães. A figura feminina no seringal: vozes silenciadas Revista Communitas V1, N1, (Jan-Jun) 2017
FERREIRA, Yvonélio Nery. DIAS, José Ueslei Lima Percursos do silêncio no romance leite derramado, de Chico Buarque. Revista Communitas V1, N1, (Jan-Jun) 2017
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: Complementos e índice. Tradução de Ênio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução, organização, nota prévia, anexos e notas de Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
ROCHA, Cleidson de Jesus. Discutindo identidades: o eu e o outro e a crise da racionalidade contemporânea. Revista Anthesis: V. 6, N. 11, (jan. – jul.), 2018
SANT’ANA, Joana Amélia. A importância da literatura na formação do homem - Teatro e literatura dramatizada: uma perspectiva de leitura. Curitiba, 2008.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.). Literatura e pedagogia: Ponto e Contraponto. Série Confrontos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.