A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.16-4

Keywords:

Representação., Gênero., Raça., Livro didático de História.

Abstract

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a representação da mulher, principalmente a negra, sob a perspectiva decolonial nas coleções didáticas Ápis História e Liga Mundo História, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019-2022). Assim, foram investigadas as atividades, imagens e seções presentes nos 5 volumes dessas duas coleções de livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cabe salientar que foram utilizados como principais teóricos Beauvoir(1980), Matos (2010), Quijano (2000) e Choppin (2004). Também foram utilizados documentos que norteiam a educação básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, essa pesquisa tem como objeto de investigação paradigmas que submetem a mulher aos viéses eurocêntricos por meio dos livros de história.

Author Biographies

Maria Christina Silveira Araújo Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em fisioterapia pela Faculdade Integrada do Ceará, graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e bolsista de Iniciação Científica UECE.

Ana Vitória Batista da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Isaíde Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Professora do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

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Published

2023-12-14

How to Cite

LIMA, Maria Christina Silveira Araújo; SILVA, Ana Vitória Batista da; SILVA, Isaíde Bandeira da. A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022). Communitas, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 43–55, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.16-4. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/communitas/article/view/7121. Acesso em: 28 dec. 2024.

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