ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO

ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará
  • Welma Cristina Barbosa Mafra Instituto Federal de Educação Tecnológica do Pará https://orcid.org/0000-0002-9863-7389

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-19

Palavras-chave:

Escola. Currículo. Heteronormatividade. Exclusão. Sujeitos LGBT.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir de um arcabouço teórico crítico, sobre a problemática relação entre escola, heteronormatividade e exclusão. Denunciamos a produção, deliberada, do fracasso de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros como estratégia de legitimação do ideário heterossexual hegemonizado. Estas reflexões são um desdobramento de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, que analisou memórias de escolarização de jovens militantes do Movimento LGBT em Belém/PA. Concluímos que a escola, assim como outras instituições sociais, tem se constituído enquanto instrumento de veiculação do ódio heterossexista, pois a educação escolarizada se constitui como tempo/espaço de pretensa produção de homogeneidades forçosas, onde a sequência sexo biológico - identidade de gênero - orientação sexual precisa convergir inquestionavelmente, a fim de se produzir indivíduos que possam vivificar o modelo de cidadania pequeno burguês.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Rocha, G. O. R. da, & Mafra, W. C. B. . (2020). ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-19

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