Teoria critica decolonial sobre um vazio epistemológico na academia brasileira

Autores

  • João José Veras de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.3.2-5

Palavras-chave:

Teoria critica decolonial. Modernidade. Colonialidade. Academia brasileira.

Resumo

Com o presente artigo objetiva-se introduzir, de forma muito breve, a teoria critica decolonial, seus juizos em torno da ideia de modernidade e as epistemologias dela decorrentes que têm sido difundidas, especialmente, por meio das ciências sociais e humanas, na América Latina.  Com isso, procura-se chamar a atenção sobre um “vazio epistemológico” na academia brasileira que consiste na ausência de difusão dos chamados estudos pós-coloniais, enquanto possibilidade de acesso a outro paradigma de conhecimento, frente ao domínio, quase absoluto, da teoria social advinda da Europa e dos Estados Unidos. Para tanto, insere-se para o debate um caso empírico paradigmático desse vazio na academia brasileira: o conteúdo bibliográfico da disciplina Teorias da Sociedade, da Política e da Natureza - do currículo do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Souza, J. J. V. de. (2015). Teoria critica decolonial sobre um vazio epistemológico na academia brasileira. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 3(2). https://doi.org/10.29327/210932.3.2-5

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