Cosmovisões interconectadas

um estudo da literatura indígena como proposta de letramento

Autores

  • Tatiana Santos Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0009-0006-9620-5052
  • Maria da Guia Taveiro Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0000-0002-6520-1845
  • Gilberto Freire de Santana Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras, Maranhão - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3018-3018

Palavras-chave:

letramento intercultural; literaturas indígenas; poesia indígena; sequência didática.

Resumo

O presente artigo empreende uma investigação da inter-relação entre letramento e interculturalidade, centrando-se na análise da literatura indígena como ferramenta para o desenvolvimento do letramento intercultural no âmbito do Ensino Fundamental. Neste contexto, o estudo propõe uma abordagem que se concentra na exploração da poesia indígena em sala de aula, reconhecendo a relevância do ensino literário nesse nível educacional específico. A pesquisa delineia uma Sequência Didática direcionada ao livro “Kumiça Jenó: Narrativas Poéticas dos Seres da Floresta”, de autoria de Márcia Wayna Kambeba, destacando, sobretudo, os poemas intitulados “Matinta e o Macaco” e “Assobio na Aldeia”. Essa proposta visa a fomentar o letramento nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. A pesquisa embasa-se em uma fundamentação teórica, utilizando obras de autores como Cosson (2009), Street (2014), Rojo (2009), Thiél (2016), Dorrico (2018) e Graúna (2011), entre outros, bem como documentos relevantes. A seleção criteriosa desses autores proporciona uma base conceitual robusta para a abordagem sobre letramento, interculturalidade e o papel crucial das literaturas indígenas no panorama educacional, enriquecendo, assim, a proposta de letramento elaborada. Desse modo, a análise da poesia indígena, sob a perspectiva do letramento, possibilita identificar as potencialidades dessa abordagem para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, literárias e socioculturais nos discentes. A Sequência Didática proposta pode contribuir não apenas para o aprimoramento dessas competências, mas, também para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, conscientes da riqueza da diversidade cultural e da importância do diálogo intercultural.

Biografia do Autor

Tatiana Santos Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Maranhão - Brasil

Mestranda em Letras e Pesquisadora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade FOCUS. Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, também pela UEMASUL.

Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras - CCHSL, Maranhão - Brasil

Professora, Assistente I, da UEMASUL. Trabalha no Curso de Letras Língua Portuguesa, e no Mestrado em Letras. Tem formação em Letras Português e Inglês, pela UEMA (1988) e em Pedagogia, pela UFMA (2001). É mestre em Educação (2007) e doutora em Linguística (2012), pela UnB.

Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras, Maranhão - Brasil

Professor Assistente I da UEMASUL; coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMASUL; doutor em Letras, Teoria Literária, pela UFRJ; atua nas linhas de pesquisa: Estudos literários em diálogos com outros saberes, e Ensino e cinema, do GELITI.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. MEC, 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,

CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, abr. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2010000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19. jun. 2024.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T.A. Queiroz, 1995.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

DOMINGO, Luciana Contreira. Letramento intercultural: a formação de mediadores interculturais nos Cursos de letras. 2015. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Letras. Universidade Católica de Pelotas, Pelotas: UCPEL, 2015.

DORRICO, Julie. Vozes da literatura indígena brasileira contemporânea: do registro etnográfico à criação literária. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, p. 227-255, 2018.

FERREIRA, Maria Betânia. Literatura desde o berço. In: ECOFUTURO. Pra que serve a literatura?. - 2. ed. São Paulo: Instituto Ecofuturo, p. 9-11, 2013.

GEHLEN, Rejane Seitenfuss. Identidade de Eliane: a face potiguara, a máscara indígena e o eco de vozes silenciadas. Boitatá, v. 12, p. 81, 2011.

GRAÚNA, Graça. Educação, literatura e direitos humanos: visões indígenas da lei 11.645/08. Educação & Linguagem, v. 14, n.23/24, jan./dez. p. 231-260, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KAMBEBA, Marcia. Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade. São Paulo: Jandaíra, 2022.

KAMBEBA, Marcia. Kumiça Jenó: narrativas poéticas dos seres da floresta. Editora Underline Publishing, 2021.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008.

KLEIMAN, Angela. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

LIMA, Lilian Castelo Brando de. Tecendo a trama dos contos nas narrativas Guajajára/Tenetehára: estrutura de uma tradição. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Pará. Teresina: 2012.

LUCIANO, Rosenilda Rodrigues de Freitas. Ação saberes indígenas na escola: alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas? Amazonas: Universidade Federal do Amazonas, 2019.

OLIVEIRA, Tatiana Santos. Literatura indígena: estrutura dos contos de etnias brasileiras organizados nas obras de Daniel Munduruku e Yaguarê Yamã. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa). Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, 2021.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, p. 61-79, 2009.

PERES, Julie Dorrico. A leitura da Literatura Indígena: para uma cartografia contemporânea. Revista Igarapé, Porto Velho (RO), v.5, n.2, p. 107-137, 2018.

POLASTRINI, Leandro Faustino. Transculturação e identidades na obra de Daniel Munduruku. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, p. 11-31, 2012.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SANTOS, Paulo Frontin Pio dos. O letramento literário: um estudo de caso com intervenção pedagógica na Escola Luís Gualberto Pimentel em Dom Eliseu-PA. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2016.

STREET, Brian. Letramentos sociais: críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia linguística portuguesa, n. 8, p. 465-488, 2006.

THIÉL, Janice Cristine. A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural. Literartes, n. 5, p. 88-99, 2016.

THIÉL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, 2013.

THIÉL, Janice Cristine. Pele silenciosa, pele sonora: a literatura em destaque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Oliveira, T. S. ., Silva, M. da G. T. ., & Santana, G. F. de . (2024). Cosmovisões interconectadas: um estudo da literatura indígena como proposta de letramento. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7620