A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS

REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-6

Palabras clave:

Educação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos.

Resumen

Esta pesquisa investiga como crianças representam a escola, por meio de desenhos, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, em uma cidade paulista e do Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, Porto. Quais sentidos as crianças atribuem à escola e como percebem suas ações? Este é um estudo com crianças e não sobre crianças. São usadas diferentes metodologias que se articulam, como abordagem qualitativa, educação comparada e análise dos desenhos e usadas duas categorias designadas como informal e formal. O sentimento de pertencimento das crianças portuguesas para com a escola favorece uma visão mais integrada com suas atividades, inclui os funcionários, o entorno da escola e explicita sentimentos, diferentemente das crianças brasileiras.

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Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Barreiro, I. M. de, & Terrasêca, M. (2020). A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-6

Número

Sección

DOSSIÊ