APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

DIÁLOGOS ENTRE OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-4

Palabras clave:

Educação Infantil. Documentos Curriculares Oficiais. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Resumen

O processo histórico de construção da identidade da Educação Infantil tem se desenvolvido a partir de tensões que resultam em distintos posicionamentos sobre as finalidades dessa etapa escolar. A organização curricular tem se constituído de maneira sinuosa, frente aos constantes desafios para conceber uma proposta que realmente atenda às especificidades da aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O presente texto pretende verificar avanços e lacunas presentes nos documentos curriculares oficiais, como RCNEI, DCNEI e BNCC, para promover condições que possibilitem a construção de uma visão integradora sobre aspectos que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico pautada em estudos sobre a infância e análises de trabalhos que abordaram discussões sobre as propostas curriculares para a Educação Infantil.  Mesmo com as lacunas identificadas, os documentos analisados representam todo movimento das políticas educacionais e alguns avanços podem ser identificados na construção da identidade da Educação Infantil.

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Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Persicheto, A. J. O., & Perez, M. C. A. . (2020). APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: DIÁLOGOS ENTRE OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-4

Número

Sección

DOSSIÊ