Quem conta um conto aumenta um ponto: Os Memes e a pesquisa na Comunicação

Autores

  • Giselle Xavier d'Avila Lucena Universidade Federal do Acre

Resumo

O artigo faz um levantamento de estudos sobre Memes localizados na biblioteca dos encontros anuais da COMPÓS e nos anais dos congressos nacionais da INTERCOM, cobrindo o período de 1992 a 2015. O objetivo é identificar as variações e possibilidades de trabalhos sobre o tema, compreender os referenciais teóricos e as práticas metodológicas operadas por tais trabalhos. A questão de fundo é a de se apresentar como os Memes se constituem como objeto de pesquisa no campo da comunicação, por meio da compreensão das abordagens mais recorrentes.

Biografia do Autor

Giselle Xavier d'Avila Lucena, Universidade Federal do Acre

Professora auxiliar da Universidade Federal do Acre. Mestre em Comunicação Social - Interações Midiáticas (PUC Minas). Especialista em Produção e Crítica Cultural (IEC/PUC Minas); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAC).Tem experiências na área de Comunicação, atuando principalmente nos temas: redes sociais na internet, e interações midiatizadas, identidade, memória, política cultural e diversidade cultural.

Referências

BASTOS, Jessica da Graça. LIMA, Diego Baraldi de. “O papel dos pais no fenômeno dos memes infantis”. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. Anais, 2011.

COMPÓS. Disponível em: <http://www.compos.org.br/>. Acesso em Ago. de 2015.

DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Tradução Geraldo H. M. Florsheim. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1979.

GLEICK, J. The Information: A History, a Theory, a Flood. New York: Pantheon Books, 2011.

INTERCOM. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/>. Acesso em Ago. de 2015.

LUIZ, Lúcio. Fffffffuuuuuuuuuuuu: o fenômeno das rage comics e sua relação com os quadrinhos. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza, CE. Anais, 2012.

MONTEIRO, Camila Franco; BARROS, Roberta. Bieber Mania - do youtube ao tipo da billboard: um estudo sobre os cyberfandoms e a fama de Justin Bieber. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul, RS. Anais, 2010.

NUNES, Monica Rebecca Ferrai. Memórias e memes de afetos em cenas mediáticas: Cosplay e Furry. In: 24o Encontro Nacional da Compós, 2015, Brasília, DF. Anais, 2015.

PEREIRA, Ana Maria de Sousa; NICOLAU, Marcos. “Menos Luiza Que Está No Canadá”: o Meme Potencializado pela Midiatização nas Redes Sociais e na Televisão. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza, CE. Anais, 2012.

RECUERO, Raquel; SCHINESTSCK, Letícia. O Estigma do Corpo manifestado em memes no Facebook. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, MANAUS, AM. Anais, 2013.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2010.

RECUERO, Raquel. Memes em weblogs: proposta de uma taxinomia. In: XVI Encontro Anual da Compós, 2006, Bauru – SP. Anais, 2006.

TAVERNARI, Mariana. Modelos de protagonismo e deslizamentos narrativos em memes na internet. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, MANAUS, AM. Anais, 2013.

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Lucena, G. X. d’Avila. (2015). Quem conta um conto aumenta um ponto: Os Memes e a pesquisa na Comunicação. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/327

Edição

Seção

Artigos