APONTAMENTOS CONCEITUAIS SOBRE O ENSINO DE JORNALISMO NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E DA FORMAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA

Autores

  • Antonio Sardinha Universidade Federal do Amapá
  • Lylian Caroline Maciel Rodrigues Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo; Currículo; Diretrizes Curriculares; Amazônia

Resumo

O artigo apresenta os fundamentos conceituais que perpassam a estruturação do projeto pedagógico do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, destacando a compreensão teórica que subsidiou a reformulação do currículo, a partir das novas diretrizes curriculares para o ensino de jornalismo. Problematizamos os fundamentos e as dimensões que, em nosso entendimento, devem compor o currículo, considerando uma revisão crítica das diretrizes curriculares para a formação de jornalistas, dada a realidade e as demandas de formação na Amazônia. Para efeitos de conclusão, destacamos o papel do ensino, na articulação com a produção de conhecimento, que considere as especificidades, tensionamentos e contradições entre o campo profissional e de conhecimento do jornalismo, em uma dimensão epistêmica, que torna a prática pedagógica constitutiva de um processo de investigação que deve perpassar o currículo e subsidiar a prática pedagógica do pesquisador-jornalista-professor.

Biografia do Autor

Lylian Caroline Maciel Rodrigues, Universidade Federal do Amapá

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2013). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2007). Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2004). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Política (UNIFAP/CNPq). Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação (AGCOM/UNIFAP)

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Publicado

2020-09-18

Como Citar

Sardinha, A., & Rodrigues, L. C. M. (2020). APONTAMENTOS CONCEITUAIS SOBRE O ENSINO DE JORNALISMO NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E DA FORMAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Recuperado de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4356

Edição

Seção

Artigos