APONTAMENTOS CONCEITUAIS SOBRE O ENSINO DE JORNALISMO NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E DA FORMAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA

Authors

  • Antonio Sardinha Universidade Federal do Amapá
  • Lylian Caroline Maciel Rodrigues Universidade Federal do Amapá

Keywords:

Teaching Journalism; Curriculum; Curricular Guidelines; Amazon

Abstract

The article presents the conceptual foundations that structure of the pedagogical project of the Journalism Course at the Federal University of Amapá, highlighting the theoretical understanding that supported the reformulation of the curriculum, based on the new curricular guidelines for teaching journalism. We problematize on the fundamentals and dimensions that, in our understanding, should compose the curriculum, considering a critical review of the curricular guidelines for the training of journalists, given the reality and demands for training in the Amazon. For the purposes of conclusion, we highlight the role of teaching, in articulation with the production of knowledge, which considers the specificities, tensions and contradictions between the professional and knowledge fields of journalism, in an epistemic dimension, which makes the pedagogical practice constitutive of a research process that must run through the curriculum and support the pedagogical practice of the researcher-journalist-teacher.

Author Biography

Lylian Caroline Maciel Rodrigues, Universidade Federal do Amapá

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2013). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2007). Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2004). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Política (UNIFAP/CNPq). Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação (AGCOM/UNIFAP)

References

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação – a linguagem em movimento. 3ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução Vera Ribeiro. 1ª edição (versão original de 1912). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
_____. Experiência e natureza; Lógica, a teoria da investigação; A arte como experiência; Vida e educação; Teoria da vida moral. Traduções de Murilo Otávio Rodrigo Paes Lese, Anísio S. Teixeira, Leônidas Gontijo de Carvalho. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
FRANÇA, V.R. V. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê. Ciberlegenda. Niterói, UFF, V5, 2001.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_____. FREIRE, Paulo (1970). Pedagogia do Oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2008.
MARTIN-BARBEIRO, Jesús. Dos Meios às mediações. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
_____. Tecnicidades, identidades e alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (org.) Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006 p. 51-80.
MARTINO, L. C (org.). Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2007.
MARTINO, L. C. História e Identidade: apontamentos epistemológicos sobre a fundação e fundamentação do campo comunicacional. E-Compós (Brasília), v. 1, p. 1-22, 2004.
_____. Cepticismo e inteligibilidade do Saber Comunicacional. Ciberlegenda, Niterói, UFF, V5, 2001.
MEDITSCH, Eduardo. Jornalismo como forma de conhecimento. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Intercom. Vol. XXI, n° 1, jan/jun 1998, p. 25-38.
_____. O conhecimento do jornalismo. Florianópolis, SC: Ed. UFSC, 1992.
_____. Novas e velhas tendências: os dilemas do ensino de jornalismo na sociedade da informação. Rebej (Brasília), v. 1, p. 41-62, 2007.
_____. O pensamento de Paulo Freire sobre jornalismo e mídia. INTERCOM (São Paulo), São Paulo, v. XXVI, n.1, p. 25-46, 2003.
_____. Crescer para os lados ou crescer para cima: o dilema histórico do campo acadêmico do jornalismo. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1999, Rio de Janeiro. Intercom 1999 CD-ROM. São Paulo/Rio: Intercom/JGF, 1999.
PAIVA, Raquel; SODRÉ, Muniz. Capital humano e sustentabilidade comunitária. Texto apresentado no GT Comunicación popular, comunitaria y ciudadania. ALAIC, Montevideo, 2012.
SILVA, Gislene. De que campo do jornalismo estamos falando? Matrizes (USP. Impresso), v. 1, p. 197-212, 2009 a.
_____. O fenômeno noticioso: objeto singular, natureza plural. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), v. 2, p. 9, 2009b.
SODRÉ, Muniz. Jornalismo como campo de pesquisa. Brazilian Journalism Research (Online), v. 6, p. 7-15, 2010.
SODRÉ, Muniz. Comunicação: um campo em apuros teóricos. Matrizes (USP. Impresso), v. 5, p. 11-27, 2012.

Published

2020-09-18

How to Cite

Sardinha, A., & Rodrigues, L. C. M. (2020). APONTAMENTOS CONCEITUAIS SOBRE O ENSINO DE JORNALISMO NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E DA FORMAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 9(2). Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4356

Issue

Section

Artigos