GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS
  • Alessandra Mustafa da Silva Correia
  • Hadhianne Peres Lima

Abstract

Este artigo trata sobre os gêneros textuais jornalísticos, bem como o uso desses na sala de aula. Para isso, são utilizadas como suporte teórico as definições dos PCN (1998), que trata o texto como unidade básica para o ensino de língua portuguesa. Usamos também, as ideias de Marcuschi (2008) especialmente as que concernem às categorias analíticas do texto jornalístico. Dentre outros autores, são citados ainda Koch (2013), contemplando a questão do texto como manifestações verbais do falante. Assim, apresentamos neste trabalho o quão relevante é a utilização do gênero textual notícia para o trabalho com a língua portuguesa.

Author Biographies

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal do Acre. Lotado no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA). Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Alessandra Mustafa da Silva Correia

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Hadhianne Peres Lima

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

References

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Published

2015-12-06

How to Cite

Sousa, A. M. de, Correia, A. M. da S., & Lima, H. P. (2015). GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/261

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Section

Artigos