ICONICIDADE ENTRE LITERATURA E PINTURA NOS RETRATOS MODERNISTAS BRASILEIROS

Authors

  • Gabriele Oliveira Teodoro Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

Semiótica; Intermidialidade; iconicidade; retratos; Modernismo brasileiro.

Abstract



References

ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. 1942.

AVANCINI, José Augusto. Expressão plástica e consciência nacional na crítica de Mário de Andrade. Editora Da Universidade Universidade Federal Do Rio Grande D, 1998.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti: no tempo e no espaço. EdUSP, 2006.

BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo Brasileira: Antecedentes da Semana de Arte Moderna. 3 ed, 1971.

CAVALCANTI SIMIONI, Ana Paula. Modernismo brasileiro: entre a consagração e a contestação. Perspective. Actualité en histoire de l’art, n. 2, 2013.

CHIARELLI, Tadeu. Tropical, de Anita Malfatti: reorientando uma velha questão. Novos estudos CEBRAP, n. 80, p. 163-172, 2008.

CLUVER, C 2001. Intermidialidade. Pós, Belo Horizonte, v. 1, n. 2. 2011.

DE MORAES, Rubens Borba; DE LEMOS, Antônio Agenor Briquet. Testemunha ocular (recordações). Briquet de Lemos, 2011.

FERRARA, Lucrécia D.'Aléssio. Ver a cidade: cidade, imagem, leitura. 1988.

GRAHAM, Gordon. Philosophy of the arts: An introduction to aesthetics. Routledge, 2005.

GUARESCHI, Égide et al. As pervivências de Arlequim: em Goldoni e Suassuna. 2013.

JAECKEL, Volker. A percepção da grande cidade na obra de Georg Heym e Mário de Andrade. Contingentia, v. 4, n. 1, 2009.

LAFETÁ, João Luiz. a crítica e o modernismo. São Paulo: Duas Cidades, v. 34, p. 2000, 1930.

MAES, Hans. What is a Portrait?. British Journal of Aesthetics, v. 55, n. 3, p. 303-322, 2015.

MICELI, Sérgio. Imagens negociadas: retratos da elite brasileira, 1920-40. Companhia das Letras, 1996.

MORAES, Marcos Antonio de. Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp, 2000.

PALOMO, Victor Roberto da Cruz. Samba, suor e cerveja: a poética do mascaramento no Carnaval modernista. 2020. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

PEIRCE, Charles S. The essential peirce: Vol. 2. Peirce edition Project. 1998.

PUCHEU, Alberto. O Carnaval Carioca, de Mário de Andrade. Via Atlântica, n. 15, p. 159-180, 2009.

QUEIROZ, João. Tradução criativa, diagrama e cálculo icônico. Alea [online]. 2010, vol. 12, n. 2. 2010.

______________ et al. Complexification. Tartu Semiotics Library, n. 10, p. 67-70, 2012.

ROMÃO, Tameny et al. Retratos de Mário de Andrade: catálogo da iconografia dedicada ao escritor. 2013.

STAROBINSKI, Jean. Retrato del artista como saltimbanqui. Abada, 2007.

STJERNFELT, Frederik. On operational and optimal iconicity in Peirce's diagrammatology. 2011.

____________________Diagrammatology: An investigation on the borderlines of phenomenology, ontology, and semiotics. Springer science & business media, 2007.

SCHAPIRO, Meyer. Words, script, and pictures: Semiotics of visual language. New York, NY: G. Braziller, 1996.

SILVA, Mauricio Trindade da. Mário de Andrade epicêntrico: estudo sobre a sociabilidade do Grupo dos Cinco paulista (1920-1930). 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

TÉRCIO, Jason. Em busca da alma brasileira–biografia de Mário de Andrade. Primeira Pessoa, 2019.

WEST, Shearer. Portraiture Oxford: Oxford University Press. 2004.

Published

2021-12-01

How to Cite

Oliveira Teodoro, G. (2021). ICONICIDADE ENTRE LITERATURA E PINTURA NOS RETRATOS MODERNISTAS BRASILEIROS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4985

Issue

Section

Artigos