RELAÇÕES SIMBÓLICAS, CONSUMO E INDÚSTRIA DA MÚSICA: O CASO DA TROOPER, CERVEJA OFICIAL DO IRON MAIDEN

Authors

Keywords:

Consumo; Entretenimento; Iron Maiden; Comunicação

Abstract

Este artigo pretende investigar as relações comerciais e simbólicas entre um produto cultural, a banda Iron Maiden, e um produto da indústria de bens materiais, a cerveja Trooper, desenvolvida pelo grupo britânico. Por meio de uma pesquisa quanti qualitativa, com pesquisa documental e questionário aplicado aos fãs da banda em um grupo de redes sociais, pretendeu-se compreender de que forma se dá o consumo de um produto material a partir das relações simbólicas com o produto cultural. As reflexões teóricas abordam conceitos sobre os mecanismos desenvolvidos pela interface cultura, entretenimento e consumo. Os resultados apontam que a marca Iron Maiden possui uma relação sólida e emocional com os fãs da banda e que estes, por sua vez, encontram tanto na marca Iron Maiden quanto na Trooper dispositivos simbólicos para projeção de suas autoimagens.

Author Biography

Swellen Danuza Coqueiro Feitoza da Silva, UFMA Imperatriz

Relações Públicas da UFMA, Mestre em Marketing Estratégico pela UCES e Mestranda do Curso de Comunicação do PPGCOM-UFMA de Imperatriz.

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Published

2021-12-01

How to Cite

Coqueiro Feitoza da Silva, S. D., & Javorski Souza, E. . (2021). RELAÇÕES SIMBÓLICAS, CONSUMO E INDÚSTRIA DA MÚSICA: O CASO DA TROOPER, CERVEJA OFICIAL DO IRON MAIDEN. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5311

Issue

Section

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow