VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Authors

  • Daywyanny da Silva Ataíde Instituto Federal de Alagoas
  • Lucas da Silva Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Claudionor Ferreira Araújo Instituto Federal de Alagoas

Abstract

Este artigo destaca a influência vital da sociolinguística no aprimoramento do ensino da língua portuguesa. Ele explora a importância de considerar as interações sociais e a diversidade linguística na sala de aula. Como referencial utilizamos os autores como: Bagno (2001), Bortini (1999), Faraco (2008) e outros. Apesar das diretrizes pedagógicas existentes, muitos professores ainda aderem rigidamente à gramática normativa. No entanto, a Sociolinguística Educacional surge como uma alternativa promissora para orientar os educadores e transformar a escola em um ambiente que valorize a variação linguística. A conclusão enfatiza a necessidade de uma abordagem mais flexível e inclusiva no ensino da língua, promovendo o respeito à diversidade linguística e cultural, resultando em uma educação mais equitativa e enriquecedora.

Author Biographies

Daywyanny da Silva Ataíde, Instituto Federal de Alagoas

Graduanda da Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas

Lucas da Silva Lima, Instituto Federal de Alagoas

Graduando da Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas

Claudionor Ferreira Araújo, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Educação e professor do Instituto Federal de Alagoas.

Published

2023-12-29

How to Cite

da Silva Ataíde, D. ., da Silva Lima, . L., & Ferreira Araújo, C. (2023). VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. Academic Journal Geadel, 4(02), 71–78. Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7158