VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Autores/as

  • Daywyanny da Silva Ataíde Instituto Federal de Alagoas
  • Lucas da Silva Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Claudionor Ferreira Araújo Instituto Federal de Alagoas

Resumen

Este artigo destaca a influência vital da sociolinguística no aprimoramento do ensino da língua portuguesa. Ele explora a importância de considerar as interações sociais e a diversidade linguística na sala de aula. Como referencial utilizamos os autores como: Bagno (2001), Bortini (1999), Faraco (2008) e outros. Apesar das diretrizes pedagógicas existentes, muitos professores ainda aderem rigidamente à gramática normativa. No entanto, a Sociolinguística Educacional surge como uma alternativa promissora para orientar os educadores e transformar a escola em um ambiente que valorize a variação linguística. A conclusão enfatiza a necessidade de uma abordagem mais flexível e inclusiva no ensino da língua, promovendo o respeito à diversidade linguística e cultural, resultando em uma educação mais equitativa e enriquecedora.

Biografía del autor/a

Daywyanny da Silva Ataíde, Instituto Federal de Alagoas

Graduanda da Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas

Lucas da Silva Lima, Instituto Federal de Alagoas

Graduando da Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas

Claudionor Ferreira Araújo, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Educação e professor do Instituto Federal de Alagoas.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

da Silva Ataíde, D. ., da Silva Lima, . L., & Ferreira Araújo, C. (2023). VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. Revista Geadel, 4(02), 71–78. Recuperado a partir de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7158