Speaking of literacy and literacy practices, there is still much to be said so that the echo of theory rests in practice

Authors

  • Francinalva Pereira de Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Francisco Renato Lima Universidade Estadual de Campinas

Abstract

The discussion presented in this text encompasses and continues that presented in Sousa and Lima (2023), with the aim of discussing the relationship between reading, writing and social practices, based on a conceptual approach between literacy and literacy, contributing to elucidate pedagogical work in teaching and learning contexts, based on an understanding of the social and academic relevance of such issues. Methodologically, this is a qualitative, exploratory and bibliographic study (Chizzotti, 2014; Gil, 2019). The discussion points to the need for schools to adopt a mediating stance in teaching reading and writing, focusing on the social dimension of their uses. In this sense, an integrative reading of these processes considers the dynamics of their everyday functionalities and dynamics. Therefore, in this scenario, a socio-historical, ideological and cultural conception of these practices is urgently needed, as a possibility of building human dignity and citizenship.

Author Biographies

Francinalva Pereira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialização em Gestão Educacional e Empresarial com Ênfase na Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da Educação Básica, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Linguística, área de concentração: funcionamento do discurso e do texto; subárea: Linguística Textual, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP); Informática na Educação (IFMA); Linguística Textual e Ensino (UFRN); Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DOCENTEPT) (IFMA). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Graduado ''Magna Cum Laude'' em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É Membro da Comissão Científica da Área de Alfabetização e Letramento da ABRALIN. É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de Educação e de Linguagem. Suas pesquisas recentes concentram-se nessas duas áreas, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas, como: alfabetização; letramentos sociais; gêneros textual-discursivos; retextualização; linguagem e comunicação em contextos de interação médico-paciente; ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa; avaliação educacional; formação docente; tecnologias educacionais; multiletramentos e questões relativas à EaD. Professor Formador no curso de Licenciatura em Computação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Experiência docente, como professor de Língua Portuguesa (Redação), na rede pública e privada de Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1372-5444

Published

2024-07-29

How to Cite

Pereira de Sousa, F. ., & Lima, F. R. (2024). Speaking of literacy and literacy practices, there is still much to be said so that the echo of theory rests in practice. Academic Journal Geadel, 5(1), 12–33. Retrieved from https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7675