E POR FALAR EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, AINDA HÁ MUITO A SER DITO PARA QUE O ECO DA TEORIA REPOUSE NA PRÁTICA

Autores/as

  • Francinalva Pereira de Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Francisco Renato Lima Universidade Estadual de Campinas

Resumen

A discussão apresentada neste texto encampa e dá continuidade a apresentada em Sousa e Lima (2023), com o objetivo de discutir a relação entre leitura, escrita e práticas sociais, a partir de uma aproximação conceitual entre a alfabetização e o letramento, contribuindo para elucidar o trabalho pedagógico em contextos de ensino e aprendizagem, a partir de uma compreensão da relevância social e acadêmica de tais questões. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho exploratório e bibliográfico (Chizzotti, 2014; Gil, 2019). A discussão aponta para a necessidade de a escola adotar uma postura mediadora no ensino da leitura e da escrita, com foco na dimensão social de seus usos. Nesse sentido, uma leitura integrativa desses processos considera a dinâmica de suas funcionalidades e dinamicidades cotidianas. Urge, portanto, nesse cenário, uma concepção sócio-histórica, ideológica e cultural sobre essas práticas, como possibilidade de construção da dignidade humana e da cidadania.

Biografía del autor/a

Francinalva Pereira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialização em Gestão Educacional e Empresarial com Ênfase na Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da Educação Básica, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Linguística, área de concentração: funcionamento do discurso e do texto; subárea: Linguística Textual, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP); Informática na Educação (IFMA); Linguística Textual e Ensino (UFRN); Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DOCENTEPT) (IFMA). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Graduado ''Magna Cum Laude'' em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É Membro da Comissão Científica da Área de Alfabetização e Letramento da ABRALIN. É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de Educação e de Linguagem. Suas pesquisas recentes concentram-se nessas duas áreas, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas, como: alfabetização; letramentos sociais; gêneros textual-discursivos; retextualização; linguagem e comunicação em contextos de interação médico-paciente; ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa; avaliação educacional; formação docente; tecnologias educacionais; multiletramentos e questões relativas à EaD. Professor Formador no curso de Licenciatura em Computação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Experiência docente, como professor de Língua Portuguesa (Redação), na rede pública e privada de Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1372-5444

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

Pereira de Sousa, F. ., & Lima, F. R. (2024). E POR FALAR EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, AINDA HÁ MUITO A SER DITO PARA QUE O ECO DA TEORIA REPOUSE NA PRÁTICA. Revista Geadel, 5(1), 12–33. Recuperado a partir de https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7675