O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A CONSEQUENTE IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-2

Palavras-chave:

Curso de pedagogia, Pedagogo, Identidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir acerca do curso de Pedagogia no Brasil, desde a sua origem, atentando-se especificamente às suas regulamentações (Decreto-Lei n° 1.190, de 4 de abril de 1939, os Pareceres do Conselho Federal de Educação (CFE) n° 251/62 e n° 252/69, a Lei n° 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -, a Resolução n° 01/2006 do Conselho Nacional de Educação e, por fim, a Resolução n° 2 do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno) e o consequente delineamento das identidades do pedagogo na sociedade brasileira. Para tanto, elencaram-se dois objetivos específicos: i) apresentar a gênese e o desenvolvimento do curso de Pedagogia no Brasil e ii) discutir a constituição identitária do pedagogo. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental. Procedimentos que permitiram capturar o seguinte resultado preliminar: no Brasil a identidade do pedagogo tem sido historicamente construída em função dos diplomas legais, Decretos, Leis e Resoluções e se encontra na atualidade com fronteiras menos definidas, sobretudo, em razão do grave quadro problemático no qual se encontram as políticas educacionais, fortemente, direcionadas por um viés neoliberal que acaba por operar nas estruturas do Estado.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues de Oliveira, Universidade de Goiás

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Educação na Diversidade e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural (UnB), em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Pedagogia pela Universidade Branco Castelo (UCB). Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI). Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Otíllia Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília

Graduação em Pedagogia (1987), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; PHD pela Universidade de Brasília; Professora Associada da Universidade de Brasília; Líder do Grupo de pesquisa GEPPESP da Universidade de Brasília, pesquisadora/orientadora de PIBIC da Universidade de Brasília e do CNPq/MCTI, Orientadora de graduação e no PPGE-FE da Universidade de Brasília; Coordenadora de linha de pesquisa PDCA no PPGE-FE da Universidade de Brasília; Membro do Comitê de ética da Universidade de Brasília; Membro do Comitê de Ética da Anped. Membro Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Pedagogia, didática, Saberes.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, Rodrigo Rodrigues de; DANTAS, Otíllia Maria Alves da Nóbrega Alberto. O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A CONSEQUENTE IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 29–49, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-2. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/communitas/article/view/6803. Acesso em: 27 dez. 2024.

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