O PEDAGOGO E O TRABALHO EDUCATIVO EM UNIDADES PRISIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-12

Palavras-chave:

Formação do Pedagogo, Educação Prisional, Educação não escolar, Atuação doPedagogo no ambiente prisional, Ambiente Prisional

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a atuação profissional do pedagogo em uma unidade prisional na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Santa Catarina, AMREC/SC. A pesquisa se trata de um estudo de campo de natureza básica com abordagem qualitativa. Para responder aos objetivos do estudo, utilizamos dois instrumentos de pesquisa: uma entrevista com a pedagoga que atua na unidade prisional pesquisada, com perguntas semiestruturadas e; um questionário com seis perguntas abertas aplicadas aos quatro detentos que participaram das aulas da pedagoga entrevistada. Ao término da pesquisa viu-se que a pedagoga identifica dificuldades na sua atuação profissional em função, principalmente, da privação de metodologias que possam ser utilizadas no ambiente prisional, uma vez que a distância física e a impossibilidade de levar outros recursos para sala de aula, impedem práticas pedagógicas diferenciadas. Sobre a percepção dos detentos, verificou-se que consideram o estudo incentivador e promissor para seus futuros, quando estiverem em liberdade, tendo considerado ainda que, a pedagoga os incentiva a dar continuidade aos estudos quando estiverem em liberdade.

Biografia do Autor

Miryan Cruz Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde - Unibave

Doutoranda em Educação (UNESC). Mestrado em Educação - UNESC - Linha de Pesquisa: Educação e Produção de Conhecimento nos Processos Pedagógicos. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).Possui especialização em Ciências dos Saberes da Educação para Mercado de Trabalho e Exercício do Magistério Superior (UNIBAVE); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIBAVE) e especialização em Gestão Universitária (UNIVALI). Professora Universitária, Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE. Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (UNIBAVE). Presidente do Colegiado do Curso de Pedagogia (UNIBAVE). Membro do grupo de pesquisa Educação Matemática: uma abordagem histórico-cultural - GPEMAHC (UNESC), do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana - FORMA (UNESC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação - NEPE (UNIBAVE). Avaliadora de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação do MEC (compõe o Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional De Avaliação da Educação Superior - BASIS). Membro do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente / SC. Tem experiência na área de educação, com ênfase em teorias pedagógicas, a pedagogia como campo de conhecimento, políticas públicas para o curso de pedagogia e formação de professores; teoria histórico-cultural, formação e emancipação humana.

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2010). Atua principalmente nos campos de estudos: Formação Humana na Sociedade do Espetáculo; Formação e Teoria Crítica do Valor; Trabalho, Tecnologia e Educação (TTE) e questões relacionadas ao Ensino Médio (EM). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA) (gpforma.net) e membro da rede de pesquisa Crisis y Critica (crisisycritica.wordpress.com). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Traduziu em parceria as obras: Marxismo e Antropologia: o conceito de essência humana na filosofia de Marx (Expressão Popular, 2015) e Lorenzo Milani: a Escola de Barbiana e a luta por justiça social (Edunesc, 2016). Organizou com André Cechinel a obra "Formação Humana na Sociedade do Espetáculo" (Ediunesc; Argos, 2019) e Arte e Literatura na Sociedade do Espetáculo (Pimenta Cultural, 2020). Publicou com André Cechinel o livro "Formação Espetacular!: educação em tempos de Base Nacional Comum Curricular" (Edufba, 2022). Organizou com Domingos Leite Lima Filho a obra "Trabalho, Tecnologia e Atividade" (Lutas Anticapital, 2022). Foi coordenador do eixo Trabalho e Educação no evento regional da ANPED - AnpedSul 2020-2021 e desenvolveu trabalho de consultoria na área de Educação e Trabalho na Proposta Curricular do Território Catarinense para o Ensino Médio (2020). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia. Ex-Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNESC).

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

CRUZ DEBIASI, Miryan; RODRIGO MUELLER, Rafael. O PEDAGOGO E O TRABALHO EDUCATIVO EM UNIDADES PRISIONAIS. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 216–238, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-12. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/communitas/article/view/6969. Acesso em: 26 dez. 2024.

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