Desafios, possibilidades e limites da formação do(a) pedagogo(a) no contexto da crise sociopolítica brasileira
entrevista com Leonardo Rolim Severo
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-19Palavras-chave:
Pedagogia;, Indentidade do pedagogo, BNC-FormaçãoResumo
As discussões sobre o que é a Pedagogia, sobre sua condição de campo científico e de curso superior não são novas. Na verdade, há algum tempo, estes são temas em disputa no debate educacional, em particular no que concerne às especificidades da formação inicial de pedagogos e do conhecimento pedagógico.
Como todos os debates e disputas acerca de temáticas complexas, o tempo e a emergência de outras demandas históricas acabaram por arrefecer reflexões/discussões sobre esses temas por um período. No entanto, é importante ressaltar que arrefecer não é sinônimo de apagar/esquecer. Essas temáticas sempre foram e são objeto de interesse de intelectuais, como Selma Garrido Pimenta, José Carlos Libâneo, Maria Amélia Santoro Franco, Demerval Saviani, entre outras/os.
Na atualidade, jovens pesquisadores(as) brasileiros(as) têm retomado com pujança o debate sobre os temas em questão. Dentre os(as) muitos(as) pesquisadores(as), destaca-se o Professor Doutor Leonardo Rolim Severo, professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da UFPB.
O Professor Dr. Leonardo Rolim Severo, em sua trajetória acadêmica e científica, vem empreendendo esforços para discutir, fundamentado em pesquisas, os temas em destaque nesta entrevista. Sua vasta produção científica tem a Pedagogia como objeto central. No âmbito dos debates acadêmicos na Universidade Federal da Paraíba e em outros espaços, o referido professor/pesquisador defende a Pedagogia como um campo científico específico que tem como foco, em suas palavras, “[...] a processualidade da prática educativa [...]”.
Nesta entrevista, o Professor Leonardo Rolim Severo apresenta uma síntese do seu pensamento e de suas pesquisas acerca das relações entre a Pedagogia como ciência, como curso e como profissão. O entrevistado define com clareza o que é Pedagogia e apresenta argumentos interessantes acerca do lugar da Pedagogia no âmbito da educação escolar e em espaços não escolares.
Referências
PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL: CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38956/36780. Acesso em: 24 de ago. de 2023.
PEREIRA, Alexandre Macedo; MINASI, Luis Fernando. UM PANORAMA HISTÓRICO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/1238/1723. Acesso em: 24 de mar. de 2023.
SANTOS, Bruna Kássia Gouveia dos; MUNIZ, Simara de Sousa; SAMPAIO, Miliana Augusta Pereira; SILVA, Aquenubia Gonçalves da. PEDAGOGIA JURÍDICA: A
IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Disponível em: file:///C:/Users/Uso%20Pessoal/Downloads/2546-Texto%20do%20artigo-9821-1-10-20200507%20(1).pdf. Acesso em: 24 de ago. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Communitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.