A questão da orientação polifônica em aulas de Libras

uma análise dialógica

Autores

  • Hadassa Freire Gomes Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de pós graduação em Estudos da Linguagem, Rio Grande do Norte-Brasil https://orcid.org/0000-0002-9513-6730
  • Maria da Penha Casado Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras-CCHLA, Rio Grande do Norte-Brasil https://orcid.org/0000-0003-1762-5210
  • Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras, Rio Grande do Norte-Brasil https://orcid.org/0000-0003-0415-0818

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.11.1-18%20

Palavras-chave:

Análise Dialógica. Polifonia. Libras. Professor Surdo.

Resumo

Intentamos, neste artigo, realizar uma análise que una o olhar linguístico dialógico para a Libras e a sua orientação polifônica na sala de aula de Letras Libras da UFRN campus central. Projetamos fazê-la de uma maneira introdutória, visto a extensão que a ideia de pesquisa/análise propõe e, assim, recortamos um filete de uma análise desenvolvida  no Mestrado do PPgEL-UFRN. Dessa forma, partimos da concepção de que todo ato discursivo e linguístico é dialógico e nos apoiamos na Análise Dialógica bakhtiniana para justificarmos essa percepção, assim como para embasarmos a ideia de orientação polifônica que perpassa toda a análise. Também fundamentamos nossos estudos nas temáticas linguísticas da Libras, pois analisamos de forma dialógica a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como resultados esperados, desde a proposição da análise empreendida, acreditamos que há orientação polifônica no fazer pedagógico de professores Surdos e essa característica pode possibilitar melhor ensino-aprendizagem da língua, visto que a ideologia, valoração e significação identificada em cada ato discursivo, em cada enunciado concreto e irrepetível dá ênfase ao entendimento de que a linguagem se efetiva na interação.

Biografia do Autor

Hadassa Freire Gomes Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de pós graduação em Estudos da Linguagem, Rio Grande do Norte-Brasil

Graduada em Letras Português- UFRN; Especialista em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras (UFMS); Pós-graduada em Gestão em Educação à distância (IFRO) e em Libras: Tradução/interpretação e docência (Uníntese- RS); Mestra e doutoranda em Linguística Aplicada- PPgEL- UFRN.

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras-CCHLA, Rio Grande do Norte-Brasil

Doutorado em Comunicação e Semiótica-PUc-SP; Pós-Doutorado em Linguística Aplicada - UNICAMP; Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-UFRN e Coordenadora Nacional do ProfLetras.

Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Letras, Rio Grande do Norte-Brasil

Professora Doutora em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, na UFRN. Tem experiência na área de Linguística Aplicada. Membro do Grupos de Pesquisa Práticas Linguísticas Diferenciadas e Práticas Discursivas na Contemporaneidade.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Araújo, H. F. G. R. de, Alves, M. da P. C. ., & Gomes, G. S. B. de B. (2023). A questão da orientação polifônica em aulas de Libras: uma análise dialógica. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(1). https://doi.org/10.29327/210932.11.1-18

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