A relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneas

Autores

  • Iza Reis Gomes Ortiz Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade, Acre - Brasil
  • Queila Barbosa Lopes Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes, Acre - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0161-9975

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-12

Palavras-chave:

Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor.

Resumo

Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. 

Biografia do Autor

Iza Reis Gomes Ortiz, Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade, Acre - Brasil

Pós-doutoranda bolsista CAPES/BRASIL em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC; Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFRO.

Queila Barbosa Lopes, Universidade Federal do Acre, Centro de Educação, Letras e Artes, Acre - Brasil

Docente de Língua Inglesa, Pesquisadora, Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", interessada em pesquisas que discutam tecnologias digitais nos espaços formais de aprendizagem de línguas.

Referências

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro. Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: Ed. 34, 2016.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. M.; VOLOSHINOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo, 1976.

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução: Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BRAIT, B; MELO, R. de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, B (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

BARROS, D. L. P. de; FIORIN, José Luiz. (Org.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 1999.

FARACO, C. A. Interação e linguagem: balanço e perspectivas. Calidoscópio, v. 3, n. 3, p. 214-221, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_calidoscopio /vol3n3/art08_faraco.pdf . Acesso em: 15 de jun. 2023.

HUTCHINS, P. O passeio de Rosinha. São Paulo: Global, 2004. (Coleção Crianças Criativas).

LINDEN, S. Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018.

MALTA, R. Loba. Ilustração: Paula Schiavon. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2023.

MEDEIROS, J. P. S. Trouxe a chave? As materialidades do livro interativo analógico na livro de infância, um convite a abrir as portas da recepção. Orientadora: Marisa Philbert Lajolo. Tese (Doutorado em letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2022.

MONTES, G. Buscar indícios, construir sentidos. Tradução: Cícero Oliveira. Salvador: Selo Emília e Solisluna Editora, 2020.

OLIVEIRA, R. de. Pelos jardins Boboli – reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de janeiro, Editora Nova Fronteira, 2008.

PEREIRA, R. A.; RODRIGUES R. H. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2014.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Disponível em: http://deleste2.edunet.sp.gov.br/htpc2012/pc1_letramento.pdf Acesso em: 25 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

Ortiz, I. R. G., & Lopes, Q. B. (2023). A relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneas. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-12

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.